Maio Amarelo: A AASC está junto com o Grupo RIC na prevenção de acidentes de trânsito
Apesar da segurança no trânsito ser assunto para todos os dias, em maio ela ganha destaque. A campanha Maio Amarelo busca conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção de acidentes para motoristas, passageiros e pedestres. Eles são a oitava maior causa de mortes no Brasil, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde.
Esse movimento surgiu em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela não foi escolhida por acaso: ela representa, universalmente, a atenção e, justamente por isso, aparece em semáforos, faixas de pedestre e placas, por exemplo.
O tema “No trânsito, escolha a vida”, foi o escolhido para guiar a campanha que, em 2023, completa 10 anos. Ao longo desse tempo, a mobilização cresceu e atingiu diferentes setores da sociedade, mas a meta continua sendo zerar o número de mortes, evitar acidentes e garantir a segurança no trânsito.
Consciência é dever de todos
A dinâmica do trânsito exige que todos atuem em conjunto. Por isso, cuidados simples, se colocados em ação todos os dias, são capazes de beneficiar quem se locomove por carro, moto, bicicleta ou a pé. Afinal, a dinâmica do trânsito é criada coletivamente.
Escolhas diárias, como não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir, não usar o celular durante a condução e afivelar sempre o cinto de segurança, devem ser não só praticadas, mas disseminadas para outras pessoas. Também é importante dar uma atenção especial ao veículo – acidentes podem acontecer por falha mecânica.
Prevenção é o melhor caminho
Quem tem o trânsito como parte da rotina sabe que imprevistos acontecem praticamente todos os dias. Por isso, ter uma garantia para veículos é mais do que importante para que os investimentos e a família estejam a salvo.
Pioneira no setor de proteção veicular, a AASC é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo justamente oferecer essa segurança diária por meio do socorro mútuo. Já são 10 anos de história e 5 escritórios em cidades estratégicas no Oeste e Sudoeste do Paraná.
No serviço oferecido não há diferenciação por perfil de condutor, ou seja, independentemente de quem esteja dirigindo o veículo, desde que habilitada, não há alterações nos valores ou coberturas. Quem se associa também tem acesso a um clube de benefícios com mais de 5 mil parceiros.
Determinações a favor da segurança
Já existem iniciativas legais para garantir que a segurança no trânsito se efetive. A Lei 13.614, de 2018, e a Resolução Contran nº 870, de 2021 instituíram o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Também existe a Política Nacional de Trânsito (PNT), instituída pela Resolução Contran nº 514, de 2014.
Mesmo com essas determinações, acidentes no trânsito seguem ocupando espaço em manchetes de noticiários. Por isso, em maio, organizações da sociedade civil organizada, órgãos governamentais, empresas e instituições de educação se unem para reverter esse cenário.
O que realmente provoca mudanças efetivas no trânsito são as iniciativas que partem de cada pessoa. Ter responsabilidade e buscar se proteger é sempre o melhor caminho. A proteção veicular da AASC oferece, a nível nacional, assistência 24 horas para casos de chaveiro, falta de combustível, troca de pneu, hospedagem e táxi.
No Paraguai ou Argentina, os veículos seguem protegidos contra roubo ou furto, incêndio, colisão, perda total e danos da natureza.
Um oferecimento: AASC Clube de Benefícios.