Maringá, beleza de se ver, qualidade de vida de se apaixonar
Imagine então, como tem que ser bela a cidade que é eleita a melhor para se viver no Brasil. Desde 2017, Maringá conquistou este título três vezes. E ficou como a segunda melhor uma vez.
Manter Maringá no topo exige muito trabalho e investimentos da Prefeitura Municipal. Em primeiro lugar, a cidade é bem cuidada. A gestão da limpeza pública é séria. Os servidores trabalham de forma incansável para manter tudo limpo e organizado, inclui escalas diurnas e noturnas, de segunda a segunda.
O Viveiro de Mudas Municipal é administrado com carinho para propiciar as espécies de árvores e flores que ornamentarão ruas, avenidas, praças e canteiros. Beleza que é fruto do planejamento paisagístico e do carinho que mantêm nosso verde como referência no país.
As cores das árvores e flores contribuem para compor um cenário perfeito com os desenhos da nossa arquitetura. Nossos talentos planejam o futuro da cidade e produzem obras importantes. Hoje são mais de 40 em andamento com valor contratual de R$274 milhões. Obras como o Terminal Urbano, inaugurado em 2020, que se tornou um cartão-postal da cidade. Por sua modernidade e beleza. Além disso, trouxe mais conforto aos usuários do transporte coletivo.
Bonita de muitas formas
A beleza não anda sozinha. Se apresenta dando cores à Mobilidade Urbana, uma das prioridades da gestão municipal. Essa parceria do belo com o moderno e o prático encontramos nas ciclovias que a Prefeitura implantou nos últimos anos. Como na badalada arrojada avenida Carlos Borges, inaugurada em 2019. Ciclovia que se encaixou como luva nas belas avenidas Cerro Azul e Gastão Vidigal. Os ciclistas aprovaram.
Maringá privilegia o belo. Que chega associado à segurança de espaços públicos revitalizados e bem iluminados como as recém-entregues Praça de Todos os Santos. Praça Rocha Pombo. Praça Espírito Santo. Praça Maria Alice Pereira de Oliveira. Largo Júlio do Carmo Esteves. Praça da Patinação. Praça Jacinto Branco e Praça da Glória.
A beleza também anda de mãos dadas com a história e a preservação de nossa memória. Pensando assim, a administração municipal revitalizou o prédio onde hoje funciona o Centro de Ação Cultural (CAC). O prédio, erguido em 1976, é Patrimônio Histórico do Município.
Outro local revitalizado é a Praça do Bem-Estar Animal, onde acontecem as feirinhas de adoção. Aliás, beleza e qualidade de vida rimam com Pets. Por isso, em 2017, a gestão Ulisses Maria criou a Diretoria de Bem-Estar Animal. E Maringá se tornou referência nacional no carinho com cães e gatos. Os bichinhos que sofrem maus tratos ou que estão nas ruas são recolhidos e tratados.
Em quatro anos, foram realizados 6,4 mil atendimentos por maus-tratos, 19 mil castrações, mais de 1,4 mil atendimentos veterinários, 152 autuações aplicadas por maus-tratos e 86 feiras de adoções com 980 animais acolhidos. O ônibus do Bem-estar Animal nos Bairros realiza atendimento descentralizado. Em 2020 foram 746 atendimentos veterinários.
Esta é nossa cidade. Número um em qualidade de vida. Melhor lugar para se viver no país. Precisa dizer mais? Quem vê Maringá, se admira. Quem vive aqui, ah, este ama de paixão!