Novos ônibus elétricos começam a rodar em Curitiba
Os novos ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba, oferecendo uma alternativa sustentável e inovadora para o transporte coletivo da cidade. Seis ônibus elétricos começaram a circular na linha Interbairros I na última segunda-feira (15), atendendo diversos bairros e trazendo benefícios significativos para passageiros e o meio ambiente.
A CWBUS, que atua como hub de inovação na área de mobilidade urbana, destaca que Curitiba está se mantém como a “capital mundial das inovações em transporte coletivo”. Esse marco é fruto de um planejamento meticuloso e uma série de testes realizados ao longo de 2023 para garantir a eficiência, segurança e conforto dos novos ônibus.
Processo de implantação dos ônibus elétricos
Desde abril de 2023, foram testados sete modelos de ônibus 100% elétricos, avaliando aspectos como autonomia, tempo de recarga e desempenho em diferentes condições de tráfego. As empresas de ônibus também adaptaram suas garagens com a infraestrutura necessária para suportar a nova tecnologia, garantindo uma operação sem interrupções.
Antes ainda dos testes com os ônibus em si, diversos workshops foram feitos para entender os pontos nevrálgicos desse processo de eletrificação e estabelecer um calendário de ações e avaliação de resultados. Isso tudo permitiu a implantação dos ônibus elétricos na capital paranaense. A CWBUS conduziu a mediação entre todos os players que participaram desse momento: montadoras, concessionária de energia, poder público, institutos como o WRI e empresas de ônibus.
Segundo Angelo Gulin Neto, presidente do Conselho da CWBUS, a implantação desses ônibus representa um avanço significativo para a mobilidade urbana de Curitiba. “Esperamos que a chegada dessa nova matriz energética represente, para todo o Brasil, um novo olhar para a importância do transporte coletivo. Não basta apenas colocar um ônibus mais moderno nas vias. A mudança deve vir acompanhada de ações em benefício do transporte coletivo, como faixas exclusivas, priorização semafórica, ruas bem pavimentadas e medidas que garantam a segurança dos nossos passageiros”, afirmou.
Benefícios dos novos ônibus elétricos
Os novos ônibus elétricos trazem várias vantagens. Eles não emitem poluentes, são silenciosos e possuem alta tecnologia embarcada, proporcionando uma experiência de viagem mais confortável tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Além disso, os ônibus são equipados com ar-condicionado e têm um piso baixo, facilitando o acesso.
Os seis ônibus que já estão operando na linha Interbairros I atendem aproximadamente 2.500 passageiros por dia, percorrendo 14 bairros de Curitiba. Em agosto, um sétimo ônibus elétrico será incorporado à linha Água Verde, aumentando ainda mais a cobertura do transporte sustentável na cidade.
Passado e futuro do transporte sustentável em Curitiba
O pioneirismo das inovações no transporte coletivo começou em 1974, quando Curitiba implantou o sistema de corredores exclusivos para ônibus, hoje conhecido pela sigla BRT (Bus Rapid Transit). No início da década de 1990, o sistema recebeu os primeiros biarticulados, um ônibus inédito no mundo, com capacidade de transporte mais robusta.
O sistema também ficou conhecido pela sua integração com a região metropolitana, pelos testes que realiza com combustíveis alternativos para reduzir emissões de CO2 e pela incorporação de veículos mais modernos na frota. Exemplo disso é que, em 2012, as empresas de ônibus colocaram 30 Hibribus no sistema, veículos que misturam parte a combustão e parte elétrica.
A implementação dos ônibus elétricos é apenas o começo de um novo plano ambicioso para transformar a frota de transporte coletivo de Curitiba. A meta da cidade é que 33% da frota do transporte coletivo seja de baixa ou zero emissão até 2030 e 100% até 2050.
Para saber mais sobre as inovações no transporte coletivo de Curitiba e acompanhar as novidades, siga o perfil da CWBUS no Instagram. A CWBUS continua a liderar o caminho na pesquisa e desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana, promovendo um ecossistema mais funcional e sustentável para a cidade. O objetivo é pensar soluções de deslocamento nas cidades, em sintonia com a necessidade das pessoas, de maneira simples, ágil e ambientalmente sustentável.