O ESG e as indústrias paranaenses
De acordo com o Google Trends – ferramenta que mostra os termos mais buscados no Google –, o interesse pela sigla ESG cresceu mais de 1200% no Brasil nos últimos anos. Isso não espanta, já que a responsabilidade ambiental, social e de governança devem fazer parte da estratégia das organizações que buscam a longevidade e competitividade.
As indústrias paranaenses têm ao seu lado uma legislação robusta que garante a segurança e a saúde dos trabalhadores, além de rígidas leis ambientais que asseguram o descarte correto de resíduos. Ou seja, para aquelas que seguem as leis, já está, em parte, alinhada ao ESG. “No Paraná, muitas empresas já estão atuando a partir dessa perspectiva. No entanto, é preciso fazer mais, para melhorarmos os indicadores de sustentabilidade”, afirma Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.
Já estão à frente também as indústrias que se preocupam com o clima organizacional e com a saúde mental de seus colaboradores; as que se preocupam com a comunidade em que estão inseridas e com a rede de fornecedores, além de atuarem com transparência e ética.
Mas, para aquelas que querem aprimorar suas ações, ou até mesmo começar, o Sesi Paraná, em parceria com o Senai Paraná, está com as inscrições abertas para a Chamada Sesi ESG. A iniciativa objetiva disseminar o conceito e a prática do ESG entre as indústrias paranaenses, com foco em desenvolver ações que melhorem os processos ambientais, sociais e de governança da indústria. “Reduzir o impacto ambiental, desenvolver a comunidade do seu entorno e criar processos para uma gestão eficaz, são ações que só trazem ganhos para a indústria, o mercado e a sociedade”, finaliza Fabrício.
Saiba mais em www.sesipr.org.br/chamadasesiesg