O fenômeno dos sites de apostas que já patrocinam 85% dos clubes da Série A
Qualquer amante dos esportes deve ter percebido a velocidade com que o segmento das apostas esportivas cresceram no futebol nacional, e na temporada atual do Brasileirão, 8 marcas do setor já estampam os uniformes de 17 times da Série A – ou 85% dos participantes do torneio. Esse nicho, que há algum tempo aguarda regulamentação por parte do Congresso Nacional, é tido como um dos mais promissores no Brasil.
Recentemente, o patrocínio do site Sportsbet.io foi anunciado pelo São Paulo, e vem sendo tido como o “maior da história do clube”. Porém, os valores do acordo que é válido por três anos e meio não foram divulgados, sendo assim, não é possível confirmar a importância que lhe foi dada pela diretoria do time. Ainda assim, o nicho das apostas esportivas tem demonstrado força e capital para realizar um acordo como esse nos últimos anos. Afinal, apesar de estar no cenário dos patrocinadores do futebol brasileiro há pouco mais de 2 anos, o setor apresenta uma ascensão meteórica.
Ascenção
Voltando a 2018, não havia a marca de nenhum site do ramo estampando a camisa de um clube do futebol brasileiro. Contudo, em dezembro daquele ano, seria aprovada a Lei 13.758/18, que permitia a atuação de operadoras de jogos de azar online em território nacional, desde que sua sede fosse no exterior. Com isso, logo em 2019 a primeira divisão do Campeonato Brasileiro já contava com 8 marcas patrocinando 13 times.
Já em 2020, o número de operadoras subiu para 11 (um crescimento de 37,5% em relação a 2019), e o total de equipes patrocinadas chegou a 18 (de 20 participantes), um crescimento considerável, de 38,5%. E com tantas opções assim, é capaz do torcedor ficar até perdido na hora de dar seus pitacos, mas felizmente há uma plataforma que compila informações sobre os sites de apostas confiáveis, onde há várias dicas sobre os recursos exclusivos, bônus e vantagens únicas das principais operadoras do mercado.
De acordo com Vitor Fleck, diretor da área de pesquisa e desenvolvimento do Insper Business Sports. “Um caso que retrata bem esse ‘boom’ das casas de apostas é a Betsul, que neste curto período de dois anos já passou a ter um protagonismo extremamente significativo. Em 2020, a marca foi a segunda que mais estampou uniformes de clubes diferentes (quatro), ficando atrás somente da Unimed (cooperativa de planos de saúde, com seis)”.
Na temporada 2021, que acabou de chegar em sua metade, os números da Série A são bastante semelhantes aos do ano passado. E mesmo que a quantidade de operadoras tenha caído de 11 para 8, a quantidade de times patrocinados por elas quase não foi alterada, saindo de 18 para 17 clubes.
A Série B não fica atrás, e também são 8 marcas patrocinando a mesma quantidade de clubes. Além disso, as operadoras de apostas também têm patrocinado as federações de futebol, como a de Sergipe, São Paulo. Elas também têm ocupado lugar de destaque nas placas publicitárias dos estádios e nos comerciais dos canais de TV que cobrem eventos esportivos.
Fábio Wolff, sócio-diretor da agência Wolff Sports, explica o porquê de tanto investimento por parte dessas companhias:
“Estas empresas sabem que, no momento em que a regulamentação for estabelecida, este vai ser um mercado no qual quem tiver o nome na cabeça do usuário vai estar mil passos à frente. Por isso, estão investindo bastante dinheiro em publicidade”.
Ainda assim, apesar de todo esse investimento, acredita-se que conforme os brasileiros se acostumem com o setor, somente uma quantidade reduzida de casas de apostas esportivas irá se consolidar no mercado, mas elas devem ser mais fortes e conhecidas.