Prêmio Orgulho da Terra 2022 vai homenagear e premiar as Mulheres no Agro
Com a participação feminina cada vez maior e com mais protagonismo no agronegócio, o Prêmio Orgulho da Terra decidiu implementar a categoria Mulheres no Agro. Junto com Café, Tecnologia e Sucessão, são as quatro novas atividades que vão ser avaliadas pelos técnicos da comissão julgadora. No ano passado 12 categorias foram homenageadas: Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Feijão, Inclusão Social, Piscicultura, Sericultura, Soja e Milho, Suínos e Turismo Rural. O objetivo é ampliar o impacto dos produtores que são desenvolvedores conscientes, praticantes de boas iniciativas e conectados às ações sociais, ambientais e econômicas no cenário agro, homenageando e premiando as melhores práticas de cada setor.
O agronegócio ainda é um setor predominantemente masculino, mas que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve um aumento de 38% no número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres entre 1998 e 2020. Elas estão em todas as áreas do agronegócio para vencer desafios com olhares diferenciados. Realizada no ano passado, a pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), demonstrou que as mulheres estão em todas as áreas do agronegócio, seja em funções administrativas, técnicas ou que exijam força: 59,2% delas são proprietárias ou sócias; 30,5% fazem parte da diretoria e atuam como gerentes, administradoras ou coordenadoras; e 10,4% são funcionárias e colaboradoras. Além disso, 57% participam ativamente de sindicatos e associações rurais.
Participam do Prêmio Orgulho da Terra 2022 a zootecnista que é proprietária da primeira estufa de suculentas da cidade onde mora, uma agricultora familiar que se tornou presidente de associação de criadores de bicho da seda, e a ex-produtora de tabaco que se tornou gestora e empreendedora rural.
O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional. Uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Saiba mais sobre a premiação em ric.com.br/orgulhodaterra.
O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.