Prêmio Orgulho da Terra premia e homenageia as melhores práticas do agronegócio paranaense
O Prêmio Orgulho da Terra nasceu para valorizar e reconhecer os produtores rurais paranaenses e suas melhores práticas do agronegócio. O projeto é uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). “Trazemos um forte olhar sobre os produtores paranaenses, que estão cada vez mais engajados em boas práticas ambientais, sociais e econômicas, e merecem ser reconhecidos fora de suas porteiras, o que só é possível com um trabalho jornalístico feito com carinho e competência, como estamos promovendo na RICtv”, destaca Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric.
O sucesso da premiação elevou de 12 para 16 categorias: Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de corte, Bovinocultura de Leite, Feijão, Inclusão Social, Piscicultura, Sericultura, Soja e Milho, Suínos, Turismo Rural e as quatro novas categorias: Café, Tecnologia, Sucessão e Mulheres no Agro. Os produtores foram indicados por técnicos do IDR e das cooperativas e escolhidos por um comitê de notáveis, formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). “Vejo este prêmio como uma maneira de expor para a sociedade todo o valor que o agricultor paranaense tem e, assim, contribuir para que o Paraná continue praticando uma das melhores agriculturas do país”, avalia o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza.
Os 59 cases de produtores foram avaliados desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada até as ações que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. “Os cases selecionados ganharam grande visibilidade na mídia e, com certeza, estão servindo de modelo para que as boas práticas nas diferentes áreas sejam replicadas por outros produtores. Este é o principal legado do Prêmio Orgulho da Terra, do qual nossas cooperativas participaram nos segmentos de aves e suínos, onde se destacam sanidade, rastreabilidade, bem-estar animal e sustentabilidade, preocupadas em oferecer produtos com qualidade garantida na origem”, frisa José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.
A equipe do programa Ric Rural vai exibir reportagens sobre as propriedades selecionadas. “Estamos muito felizes por poder mostrar ao povo do Paraná como os nossos produtores – que na enorme maioria são de pequeno e médio porte – estão preocupados com o meio ambiente e com a saúde dos consumidores. O Prêmio Orgulho da Terra é um justo reconhecimento a esse segmento da sociedade que trabalha em silêncio e com grande competência”, salienta o jornalista Sérgio Mendes, apresentador do RIC Rural.
Destaques de 2021
Com a produção de um queijo que ganhou fama na região Sudoeste, Franciele Rechembach Haselbauer, de Salgado Filho, venceu na categoria Agroindústria. “É um reconhecimento. Divulga o nosso trabalho e ajuda a ganhar mercado, a vender para o País inteiro”, afirmou. Ela recebeu também nesta noite o Selo Arte, certificação que assegura o processo de produção artesanal e permite a comercialização para todo o território nacional – a queijaria Rancho Fundo foi a primeira do Estado a ganhar a condecoração.
Tamanho esforço e amor ao campo também foram recompensados na pequena propriedade de João Carlos Ribas Ortiz, de Castro, nos Campos Gerais. Há três anos produzindo leite, ele venceu na categoria Bovinocultura de Leite. “Tenho pouca experiência ainda, mas já consegui passar de 70 litros de leite para mais de 600 por dia”, disse ele, que entrega toda a produção para uma das cooperativas da cidade.
Confira os vencedores da 1ª edição do Prêmio Orgulho da Terra
Agroecologia
Produtor: Lucia Alves
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Agroindústria
Produtor: Franciele Rechembach Haselbauer
Cidade: Salgado Filho
Bovinocultura de Corte
Produtor: José Alfredo Silveira Bovo
Cidade: Alto Paraíso
Bovinocultura de Leite
Produtor: João Carlos Ribas Ortiz
Cidade: Castro
Feijão
Produtor: Moacir Gaspareto
Cidade: Prudentópolis
Inclusão Social
Produtor: Elza Cordeiro São Joaquim
Cidade: Teixeira Soares
Piscicultura
Produtor: Carlos Stuany
Cidade: Toledo
Sericicultura
Produtor: Claudecir Luckmann
Cidade: Alto Paraná
Soja e Milho
Produtor: Laércio Dalla Vecchia
Cidade: Mangueirinha
Turismo Rural
Produtor: João Carlos Betiatto
Cidade: Francisco Beltrão
Suíno
Produtor: Marino Gabriel
Cidade: Nova Santa Rosa
Aves
Produtor: Dalton Ludewig
Cidade: Marigá
Personalidade do Ano
Norberto Ortigara
Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento.
O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.