Programação do Natal de Curitiba nos parques da cidade promete surpreender
Jardim Botânico, Parque Tangué e Parque Barigui são apenas algumas opções da programação de Natal de Curitiba
Para fazer valer o título de capital ecológica – ou ainda, mais recente, o de cidade sustentável -, Curitiba busca valorizar, cuidar e trazer ainda mais vida a seus parques. São cerca de 60 metros quadrados de verde por habitante. Pensando nisso, a Prefeitura de Curitiba elaborou uma programação especial nos parques da cidade para o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024.
Decorações e espetáculos especiais foram preparados nos parques de Curitiba para que os curitibanos possam aproveitar o melhor da cidade nesta reta final do ano. Veja a seguir as principais informações para quem quer aproveitar a magia do Natal, se divertir e ter experiências repletas de encanto na capital do Paraná.
Parque Barigui
Um dos principais pontos do Natal de Curitiba, o Barigui está decorado com uma árvore de 25 metros de altura – a mais alta da cidade – com 50 mil microlâmpadas em LED para iluminá-la. Também é possível passear em um “Caminho de Luz da Ligga”, a pé, de bicicleta ou com as scooters exclusivas para pessoas com dificuldade de locomoção. Esta ação é patrocinada pelo Grupo Air. Um show com 600 drones, com patrocínio do ParkShoppingBarigui, também está previsto no parque.
Além da decoração encantadora, o Parque Barigui também será palco de três espetáculos de Natal diferentes. As atrações de Natal do Parque Barigui seguem até o dia 22 de dezembro. As quartas, quintas e sextas, os espetáculos são às 19h30; aos sábados e domingos, contaram com duas sessões, às 19h30 e às 21h. Já a decoração permanece até 6 de janeiro.
Parque Náutico
Um passeio ao Parque Náutico durante o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 é um verdadeiro encontro com a magia do Natal. A decoração possui um presépio vivo, anjos de luz, árvore de natal e microlâmpadas por toda parte, para iluminar o passeio dos curitibanos na margem do lago que faz divisa com São José dos Pinhais. Também é possível visitar a casa do Papai Noel e conhecer a história do Natal.
O Natal do Parque Náutico será de 5 a 22 de dezembro, de terça a domingo, das 19h às 22h.
Parque Tanguá
A atração mais esperada do Parque Tanguá é o Oratório de Natal do Tanguá, em que um elenco com mais de 40 artistas irá celebrar o Natal de Luz ao lado do público. A decoração do parque também é especial: além de árvores natalinas, uma escultura do cavalo alado Pégasus será instalada na parte central da cabeceira do espelho d’água.
As apresentações musicais vão acontecer em um palco 360, em cima do espelho d’água, entre 17 e 23 de dezembro, às 19h30. Durante os shows, as crianças receberão corações iluminados patrocinados pelo Minipreço. Também será no Parque Tanguá a emocionante entrega de presentes doados para crianças atendidas pela FAS.
Jardim Botânico
Um dos principais cartões postais de Curitiba, o Jardim Botânico terá várias atrações em 2024, o Natal Ademicon. Além de uma decoração de tirar o fôlego, com a árvore de Natal de 11 metros de altura e a Grande Estrela de Belém, com 30 metros de comprimento e mais de 10 metros de altura, a estufa de vidro irá ganhar contornos luminosos e o Jardim Francês terá trilhas sonoras de Natal.
Uma apresentação da ópera Um Natal Para Todo Mundo, adaptação do clássico Conto de Natal de Charles Dickens, aconteceu nos primeiros dias de dezembro nas escadarias da cidade.
Bosque Alemão
No Bosque do Alemão, a trilha João e Maria será totalmente decorada para o Natal, com mais de 12km de iluminação e encantamento. Um presépio em tamanho natural também poderá ser visitado, das 8h às 23h, no parque.
Para os pequenos curitibanos, uma das principais atrações é poder visitar o interior do Oratório de Bach para tirar fotos com o Papai e a Mamãe Noel, das 9h às 18h. Além disso, até o dia 22 de dezembro, oficinas gratuitas de preparação de bolachas confeitadas serão propostas para a criançada, sem limite de idade. As oficinas têm duração de uma hora, duas vezes por dia: nas quintas e sextas, às 10h e às 15h; nos sábados e domingos, às 11h e às 15h.
O Bosque Alemão também presenteia os curitibanos com a Festa das Lanternas, um espetáculo de origem alemã, no dia 15 de dezembro, a partir das 19h30.
Escola de Sustentabilidade
O Bosque Zaninelli, no Pilarzinho, ganha uma passarela iluminada no meio da floresta atlântica, cujo caminho leva até a Escola Municipal da Sustentabilidade. Com decoração estonteante, preparada pela Eletrolux, foi lá que aconteceu o espetáculo Estrela de Belém, sucesso de público durante o mês de novembro. A peça foi inspirada em poemas de Helena Kolody e Olavo Bilac e foi produzida exclusivamente pela Fundação Cultural de Curitiba para o ambiente da Floresta Encantada.
A decoração do Bosque Zaninelli e da Escola da Sustentabilidade, com milhares de luzes, segue até o dia 6 de janeiro.
Ônibus especiais de Natal
Além de poder escolher quais atrações natalinas visitar nos diferentes parques curitibanos, moradores e turistas ainda podem aproveitar para conhecer diversos deles no mesmo dia graças aos ônibus especiais de Natal, X50-Natal Parque Barigui e X51-Natal Parque Náutico, que estarão em funcionamento até o dia 22 de dezembro.
A primeira linha sai do Terminal Campina do Siqueira e vai até o Parque Barigui, com desembarque no estacionamento próximo ao portal. Com um ônibus a cada dez minutos, os embarques têm início às 18h40 e seguem até às 21h. A passagem custa R$ 6 e deve ser paga na ida. Já a volta é gratuita até o terminal, onde os passageiros podem fazer integração com outras linhas.
Já a linha do Parque Náutico tem início no Terminal Boqueirão e um ônibus a cada quinze minutos, sob demanda. Os embarques podem ser feitos das 18h45 às 21h. A tarifa também é de R$ 6.
Os ônibus fazem parte da frota da Urbanização de Curitiba (Urbs) e já estão em funcionamento.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.