Respeito ao tempo da criança e participação das famílias tornam o Colégio Medianeira um centro inovador de aprendizagem
“Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear internamente as coisas”, diz Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, a ordem religiosa dos jesuítas, reconhecida há 5 séculos pela excelência no trabalho educativo. É justamente por ensinar a sentir e saborear o dom da vida que colégios jesuítas são tão procurados por quem busca uma educação de qualidade, pautada em valores humanistas.
No Colégio Medianeira, educadores e famílias são responsáveis por garantirem os tempos e espaços de aprendizagem adequados para crianças e jovens, respeitando as características de cada faixa etária. Da educação infantil ao ensino médio, os estudantes são formados nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, sendo inspirados a descobrirem o valor da ciência, da convivência entre as pessoas, e de pensarem um projeto de vida.
Para a orientadora de aprendizagem da educação infantil no Colégio Medianeira, Katia Sampaio, o papel dos educadores é mediar e criar condições para que a criança vivencie e experimente situações de aprendizagens significativas, valorizando a vivência e o conhecimento prévio com experiências de vida, confrontando a diversidade de informações, estimulando a curiosidade, a criatividade, a pesquisa e o pensar crítico, criando novos conceitos e gerando novos conhecimentos. Nesse rico processo de aprendizagens, as famílias são extremamente importantes, sendo corresponsáveis no desenvolvimento e formação de seus filhos, pontua Katia.
O contexto da pandemia acrescentou novos desafios e um comprometimento ainda maior das famílias com as rotinas de aprendizagem das crianças. Segundo Marcelo Pastre, coordenador acadêmico do Infantil ao 5º ano no Colégio Medianeira, a parceria e a confiança das famílias no nosso corpo docente e projeto educativo foram fundamentais para garantir que as crianças conseguissem aprender da melhor maneira possível, mesmo diante do cenário de incertezas que vivenciamos no país.
Uma das estratégias que temos priorizado dentro deste contexto é a exploração e o contato com a natureza, prática já recorrente em nossos currículos e que agora, mais do que nunca, é preciso ressignificar dentro do espaço escolar – conta a orientadora Katia Sampaio sobre o Medianeirinha, espaço exclusivo da Educação Infantil no campus do Medianeira.
Portanto, com um projeto educativo sólido, corpo docente altamente qualificado, famílias participantes e um campus que proporciona experiências significativas, o Colégio Medianeira une tradição, inovação e afeto. São gerações de famílias que o reconhecem como um centro de aprendizagem de excelência que prepara os estudantes para muito além dos vestibulares. Forma para os desafios da vida.
> Saiba mais: DNA jesuíta do Colégio Medianeira é a escolha de famílias que buscam por proposta pedagógica atual e aliada à formação humana