Rolândia completa 80 anos e celebra trajetória rica em cultura e economia
Rolândia, que em seu início ficou conhecida por todo o Brasil pela “terra roxa” e fértil, completa 80 anos neste domingo, 28 de janeiro. Os mais de 71 mil rolandenses têm vários motivos para comemorar. A rica cultura, alimentada pelos moradores que vieram de diferentes regiões do Brasil e do mundo, é um dos destaques. Também é motivo de celebração o saldo positivo de geração de empregos, que posicionou Rolândia entre as 20 cidades no Paraná líderes no número de vagas, em 2023.
A data do aniversário marca a emancipação política do município, mas nem sempre foi assim. Até 2014, a comemoração era realizada no dia 29 de junho, em homenagem ao início da primeira construção no perímetro urbano, que levantou o Hotel Rolândia, em 1934. Após aprovação da Lei nº 3.701, o aniversário mudou e 1934 foi considerado apenas o ano de fundação.
De origem germânica, o nome da cidade norte paranaense significa “Roland”, um herói alemão que guerreou na Idade Média e dizia lutar pela “liberdade e justiça”. Inicialmente, o principal atrativo da região, fundada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, era o solo fértil, que favoreceu o plantio de café. O potencial do município atraiu filhos de imigrantes alemães radicados no sul do Brasil, mineiros, baianos, paulistas, gaúchos, japoneses, portugueses, italianos e pessoas de outras nacionalidades. Todos colaboraram para o desenvolvimento da sociedade local.
O empresário e engenheiro civil, João Souza, de 60 anos, é um dos imigrantes que fez parte da construção da cidade. O gaúcho visitou Rolândia pela primeira vez em 1.990, e no mesmo dia em que chegou, decidiu ficar. João comprou a loja Depósito Rolândia do antigo dono. O comércio é conhecido por todos na região e emprega cerca de 45 pessoas. “Era um desafio porque há 33 anos a cidade era pequena, muitas pessoas diziam que não ia dar certo, pensavam que eu era um aventureiro, mas Deus foi dirigindo em minha vida, fomos acreditando e nós crescemos com a cidade”, explica o pastor, que constituiu família na região.
O Produto Interno Produto (PIB) per capita da cidade é de R$ 52,4 mil, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é 116% maior em relação a 2011. A expansão econômica intensificou a necessidade de ligar Rolândia a outros pontos do país. Esse é o trabalho da Ricolog, que já ultrapassou 1,8 milhão de toneladas de commodities transportadas por ano aos portos do sul do Brasil. Um dos sócios, Luiz Eduardo Rico, explica que viu vários potenciais no local, entre eles, o agro, “foi interessante por ter oportunidade na malha ferroviária”. A transportadora, que foi criada em 2010, tem 128 colaboradores, sendo que 95% do quadro é de Rolândia, “morando próximo do trabalho há mais qualidade de vida para o trabalhador”, ressalta Rico.
Para celebrar os 80 anos, a população pode conhecer e relembrar a trajetória de Rolândia na exposição do museu municipal preparada para o aniversário. Objetos e imagens evidenciam momentos históricos e ficam disponíveis até 11 de março, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A música, principalmente sertaneja, também leva animação ao público durante a comemoração com shows nos dias 27 e 28 de janeiro. A dupla Fernando e Sorocaba é uma das atrações principais, mas artistas locais também devem se apresentar.