Sarandi completa 41 anos de emancipação política

Publicado em 14 out 2022, às 15h28. Atualizado em: 21 out 2022 às 16h09.

Em 2022, o município de Sarandi está completando 41 anos de emancipação política. Ainda que relativamente jovem, a cidade se destaca como uma das principais das regiões norte e nordeste do Paraná, atraindo pessoas, gerando empregos e crescendo consideravelmente ao longo dos anos. E a autarquia Águas de Sarandi, responsável pelo abastecimento em toda a cidade, faz parte deste desenvolvimento.

A cidade foi traçada nos mapas da Companhia Melhoramentos em 1947. Era o início da venda de lotes urbanos na região, para construir a localidade que serviria como um ‘centro de abastecimento’ da Ferrovia Rede Viação Paraná/Santa Catarina.

As primeiras famílias que desbravaram a terra eram, em sua maioria, imigrantes vindos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e da região Nordeste do país. Eles abriram clareiras e plantaram as primeiras mudas de café. Muitos destes pioneiros, anos depois, foram os primeiros moradores também da área urbana, construindo as primeiras casas.

Em 1974, as empresas loteadoras iniciaram a venda de terrenos na localidade, que ainda era distrito de Marialva. Dois anos depois, na esteira da ‘geada negra’ que dizimou cafezais em todo o norte do Paraná, houve uma verdadeira explosão imobiliária na cidade, que cresceu vertiginosamente a partir daí.

O acentuado crescimento econômico e a expansão da área urbana impulsionaram a eclosão de um movimento popular reivindicando a emancipação política de Sarandi. Um plebiscito popular, em 1981, aprovou a criação do município de Sarandi, de acordo com a Lei 7052/1982.

Os sarandienses mostraram no plebiscito que queriam escolher seus próprios representantes e decidir os rumos da jovem cidade de maneira independente. Outra medida neste sentido foi a criação, em 2006, de uma autarquia própria para cuidar dos serviços de abastecimento de água e esgoto na cidade, a Águas de Sarandi, que homenageia o município nesta data.

Sarandi

  • Fundação: 14 de outubro de 1981
  • Área: 103.501 km²
  • População estimada: 98.888 pessoas
  • PIB per capta: R$ 17.895,34