Segurança e Saúde no Trabalho: Curitiba lidera acidentes de trabalho no PR
Soluções integradas para promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis são fundamentais para a competitividade e produtividade
Segundo dados do INSS/CATWEB de 2022, o Brasil registrou 612,9 mil acidentes de trabalho, dos quais 44,8 mil foram no Paraná. Desse total, 232 acidentes resultaram em óbito no estado. Vale ressaltar que os números são dos casos registrados, por isso, subnotificados.
A cidade de Curitiba lidera o ranking estadual de notificações, com 20,8% dos acidentes laborais, seguida por Cascavel com 6,44% e Londrina com 5,65%. Esses números ressaltam a necessidade de um compromisso contínuo com a segurança no ambiente de trabalho e com a criação da cultura da prevenção.
Em um ambiente corporativo, a gestão eficaz de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) não é apenas uma exigência legal, mas um fator crucial para a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores. Investir em prevenção e cuidados com a segurança e saúde dos colaboradores não só reduz custos com acidentes e doenças ocupacionais, mas também fortalece a competitividade e produtividade das empresas.
“A cultura da prevenção de acidentes é baseada na conscientização, responsabilidade e envolvimento de todos os trabalhadores na identificar e mitigar riscos no ambiente de trabalho”, afirma Mariano Alberich, Engenheiro de Segurança do Trabalho no Sesi do Paraná.
“Envolve treinamentos regulares, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), e inspeções periódicas dos equipamentos. Também fomenta a comunicação aberta sobre segurança e promove um ambiente organizado e ergonomicamente adequado. Ao priorizar a prevenção, cria-se um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo”, completa.
Parceiro confiável para promover Segurança e Saúde no Trabalho
Há mais de 75 anos o Sesi Paraná cuida do trabalhador da indústria, para a indústria.
Sempre na vanguarda na oferta de soluções, é o principal provedor de Segurança e Saúde para o setor industrial paranaense. Somando expertises nas áreas de responsabilidade social, esporte, saúde, legislação, atua para melhorar as condições dos trabalhadores nas instituições e consequentemente, da competitividade do setor industrial.
Somente em 2023, foram mais de 22 mil usuários do Cartão Sesi Viva Mais; aplicadas mais de cem mil vacinas contra a gripe (é o maior vacinador privado do estado); realizados mais de 20 mil exames de prevenção do câncer gratuitos e mais de 500 mil exames de auxílio diagnóstico; com mais de 325 mil trabalhadores impactados.
Em 2024, pelo 11º consecutivo, a instituição conquistou o Top Of Mind de Proteção. Mais de mil profissionais de todo o Brasil respondeu à pesquisa que deu ao Sesi o primeiro lugar entre as empresas avaliadas.
As soluções de Segurança e Saúde estão ligadas a outras áreas igualmente relevantes no mercado e sociedade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), diretrizes ESG (sigla do inglês para ambiental, social e governança), inclusão e sustentabilidade.
Segundo o Sesi Paraná, é dessa forma a organização “diariamente reforça seu compromisso em cumprir a missão de promover, representar e defender a indústria paranaense, em busca da melhor competitividade e desenvolvimento sustentável”.
Para saber mais acesse sesipr.com.br/segurancaesaude