Série Cooperativismo | Desenvolvimento sustentável
No terceiro episódio da série sobre o cooperativismo mostramos como uma equipe que compete um campeonato de futebol, como a Copa Coamo, tem muito dos conceitos do cooperativismo e do desenvolvimento de uma safra de grãos.
Veja o porquê dessa semelhança. Pelo lado da equipe de futebol é fundamental a necessidade de cooperação entre os jogadores e seu técnico, com suas estratégias, para o sucesso no certame.
Já as etapas da safra exigem cuidados e ações para não se correr riscos desnecessários, portanto as orientações dos técnicos agronômicos da cooperativa são fundamentais para o sucesso da lavoura.
Equipe e lavoura são semelhantes, já que cada uma necessita de orientação e planejamento para bons resultados no final de cada temporada, seja com a bola nos pés ou com a planta no campo.
E com a Copa Coamo, campeonato que já é realizado há 30 anos, fazemos um paralelo e mostramos semelhanças entre as etapas da safra e do campeonato onde, em ambos, só participam produtores cooperados da maior cooperativa da américa latina que estão em busca dos mesmos objetivos, o de levantar o troféu de campeão e o de bater recorde na produção na lavoura no final da safra.
Para contar essa história temos o cooperado Danilo Schuelter de Manoel Ribas que, junto com sua família, coleciona sete troféus de campeão na Copa assim como excelentes índices de produtividade nas suas lavouras de grãos.
Outro ponto em destaque nessa reportagem é o social, um dos sete princípios do cooperativismo, que está presente nas arquibancadas. Esposas, filhos, amigos e parentes se confraternizam e se solidarizam com vencedores, ou não, porque o que vale nesse evento é a diversão e a comemoração da união entre todos.
E a grande lição que fica é que são vários os vencedores deste campeonato:
Venceu o coletivo! Venceu a cooperação! Venceu a filosofia de vida que é o cooperativismo!