Sustentabilidade e qualidade de vida durante o tratamento de câncer
Conforto térmico e acústico, bem como ações de responsabilidade ambiental. Esses são pilares desenvolvidos pelo Complexo Erasto Gaertner em prol da sociedade. Além de ser uma referência em tecnologia e pesquisa, a instituição tem uma preocupação social com o bem-estar dos pacientes e com o meio ambiente através da sustentabilidade. Tanto é que o Erasto é certificado como hospital verde, por pensar no impacto ao nosso planeta em todos os processos que acontecem dentro da instituição.
Transformação contínua
Os esforços para garantir a sustentabilidade são contínuos e devem continuar assim. Para isso, a organização aposta em reformas e no investimento em estruturas que, ao longo do tempo, retornem como economia e também refletem na qualidade de vida de pacientes em tratamento. Tudo isso contribui para o principal objetivo: promover a cura do câncer.
“É preciso pensar em todos os detalhes quando falamos de sustentabilidade”, afirma Adriano Lago, superintendente do Complexo Erasto Gaertner. “Deve-se considerar não somente questões como eficiência energética, mas principalmente como trabalhar os nossos resíduos sem causar impactos na sociedade”, explica.
Exemplos práticos dessas iniciativas podem ser, literalmente, vistas na instituição. Na alimentação, as refeições são saudáveis, saborosas e sustentáveis – todas as embalagens plásticas utilizadas são recicladas e os ingredientes utilizados são aproveitados ao máximo.
As marquises coloridas, características do prédio do Erastinho, não são só estéticas, mas também uma forma de aproveitar ao máximo a iluminação natural. “Outra característica é a utilização adequada da água: nas nossas torneiras têm temporizadores que não permitem o desperdício”, explica a Dra. Mara Pianovski, coordenadora técnica.
Erastinho sustentável
O Erastinho, uma unidade do Complexo Erasto Gaertner para tratamentos oncopediátricos, foi reconhecido como um empreendimento sustentável e inovador no Fórum Real State, evento internacional de engenharia, que aconteceu em maio em Curitiba.
Com o tema “Nó em pingo d’água”, o superintendente Adriano Lago, participou como convidado e trouxe insights sobre como construir projetos funcionais, confortáveis e que não prejudiquem o meio-ambiente, usando a instituição como case. O Erastinho tem os selos LEED for Healthcare e WELL. Ou seja, simultaneamente à promoção da sustentabilidade, é reconhecido por parâmetros internacionais de promoção à saúde e bem-estar.
Pensando em elevar ainda mais os níveis de sustentabilidade, o Erasto Gaertner está com um projeto em desenvolvimento para ativação dos painéis fotovoltaicos. A estrutura já foi construída e a instituição está em processo de instalação da parte técnica. Quando finalizada, além da usina atender 100% da demanda de energia elétrica do complexo, ela vai transformar o Erastinho no primeiro hospital com as certificações LEED for HealthCare, WELL Building Standard, Zero Energy do mundo.
Inaugurado em 2020, o Erastinho segue os parâmetros do conceito Green Hospital. Com 4.800m² e 56 leitos (entre clínicos, cirúrgicos, TMO e UTI), é especializado em oncopediatria e oferece outras especialidades médicas, além de um Pronto Atendimento em Pediatria Geral. A estrutura permite atender crianças e adolescentes de zero a 18 anos.
Saiba mais
A série ‘Mais Saúde, Mais Vida’, exibida na RICtv, mostra os bastidores do Hospital Erasto Gaertner e traz informações sobre os tratamentos oferecidos na organização, referência em tratamento oncológico no Brasil. A partir de histórias de pacientes e depoimentos de médicos, são apresentadas as principais inovações em tratamentos, cirurgias, pesquisas e resultados.