Veja como fazer uma composteira em casa e nutrir as plantas com o adubo orgânico
O quarto episódio da websérie Você é o Chef Médicos e Fazenda Urbana de Curitiba mostra como fazer a compostagem do lixo em casa. Esse processo ajuda a transformar a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Produzir uma composteira doméstica pode ser uma ótima opção para quem quer dar o melhor fim para o lixo orgânico e contribuir para o meio ambiente. Porém, existem algumas regras que devem ser seguidas durante o processo. Quem as explica é o gerente da Fazenda Urbana de Curitiba, Marcos Rosa.
Ele diz que a compostagem é basicamente uma degradação de um resíduo por um microorganismo ou minhoca. No caso da minhoca, especificamente, ela ajuda a fazer todo esse processo transformando uma coisa em outra. E nem por isso a composteira tem mau cheiro, além de poder ser feita no tamanho que a pessoa quiser, ou no espaço que tiver em casa.
Para evitar o mau cheiro, basta ter um pouco de material seco por cima de tudo. Se a pessoa tiver grama e folhas, basta recolhê-las, secá-las e colocar por cima do material orgânico. “Quando você tem o equilíbrio entre a parte seca e a parte úmida, você não vai ter mau cheiro. Se ficar encharcado, os organismos não conseguirão processar o material e o mau cheiro pode surgir”, explica Marcos.
As sobras da cozinha utilizadas na composteira são basicamente as frutas e verduras. Não pode ter comida cozida.
Quer saber mais sobre a compostagem? Veja o quarto episódio da websérie Você é o Chef Médicos e Fazenda Urbana: