Alerta de emergência enviado por notificação em celular chegará ao Brasil; confira

A mensagem de alerta de emergência será transmitida pela defesa civil estadual e municipal da região em situações como tempestades e alagamentos

Publicado em 17 maio 2024, às 16h17.

Os brasileiros terão em breve um sistema de alertas para situações de emergência como tempestades, alagamentos e deslizamentos. A plataforma chamada de cell broadcast está prevista para ser lançada ainda neste ano. O anúncio foi divulgado durante o evento da G20 que ocorreu na quinta-feira (16).

O sistema de alerta de emergência foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – Foto: Ascom Ministério da Defesa

Durante o evento, foram tratados assuntos climáticos, as enchentes no Rio Grande do Sul foram mencionadas e usadas como exemplo.

“O indispensável papel das políticas públicas para auxiliar população atingida por desastres climáticos. As mudanças climáticas são uma realidade que afetam a todos, porém de forma desigual; por isso a participação do governo no auxílio às pessoas atingidas por desastres climáticos a recomeçar a vida é indispensável. Atualmente, o Rio Grande do Sul, estado brasileiro, sofre com inundações que devastaram cidades, plantações e meios de vida. Outros países do G20 foram atingidos por inundações recentemente, como Alemanha, Argentina e China. O combate às mudanças climáticas é pauta habitual do G20”, diz uma postagem do perfil do evento.

De acordo com Armin Augusto Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o recurso inicialmente chegará primeiramente em dez cidades do país. Os locais escolhidos ainda não foram divulgados.

Como funcionará os alertas

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sistema de alertas cell broadcast foi aprovado no ano passado. 

Assim que alguma situação de emergência ocorrer, os brasileiros receberão uma notificação em pop-up no celular. Dessa forma, a mensagem informará qual a condição climática e em que local o problema está ocorrendo, também será informado quais medidas tomar diante da situação.

Sempre que algum desastre natural ocorrer, a mensagem de alerta de emergência será transmitida pela defesa civil estadual e municipal da região. Os brasileiros não precisarão se cadastrar em nenhuma plataforma para receber os alertas.

Exemplo de mensagem que será enviada em casos de desastres naturais (Foto: reprodução/Anatel)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!