Alerta de emergência enviado por notificação em celular chegará ao Brasil; confira
A mensagem de alerta de emergência será transmitida pela defesa civil estadual e municipal da região em situações como tempestades e alagamentos
Os brasileiros terão em breve um sistema de alertas para situações de emergência como tempestades, alagamentos e deslizamentos. A plataforma chamada de cell broadcast está prevista para ser lançada ainda neste ano. O anúncio foi divulgado durante o evento da G20 que ocorreu na quinta-feira (16).
Durante o evento, foram tratados assuntos climáticos, as enchentes no Rio Grande do Sul foram mencionadas e usadas como exemplo.
“O indispensável papel das políticas públicas para auxiliar população atingida por desastres climáticos. As mudanças climáticas são uma realidade que afetam a todos, porém de forma desigual; por isso a participação do governo no auxílio às pessoas atingidas por desastres climáticos a recomeçar a vida é indispensável. Atualmente, o Rio Grande do Sul, estado brasileiro, sofre com inundações que devastaram cidades, plantações e meios de vida. Outros países do G20 foram atingidos por inundações recentemente, como Alemanha, Argentina e China. O combate às mudanças climáticas é pauta habitual do G20”, diz uma postagem do perfil do evento.
De acordo com Armin Augusto Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o recurso inicialmente chegará primeiramente em dez cidades do país. Os locais escolhidos ainda não foram divulgados.
Como funcionará os alertas
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sistema de alertas cell broadcast foi aprovado no ano passado.
Assim que alguma situação de emergência ocorrer, os brasileiros receberão uma notificação em pop-up no celular. Dessa forma, a mensagem informará qual a condição climática e em que local o problema está ocorrendo, também será informado quais medidas tomar diante da situação.
Sempre que algum desastre natural ocorrer, a mensagem de alerta de emergência será transmitida pela defesa civil estadual e municipal da região. Os brasileiros não precisarão se cadastrar em nenhuma plataforma para receber os alertas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!