Atualização do X/Twitter teria permitido acesso à rede social; entenda
A atualização do X seria vista pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a Anatel como uma tentativa de contornar a suspensão da rede social no país
Em comunicado, a rede social X (antigo Twitter) afirmou nesta quarta-feira (18) que o acesso temporário do serviço no Brasil foi causado por um problema técnico durante a mudança de provedor de rede e foi “involuntário”. Além disso, esperam que a plataforma seja novamente bloqueada em breve.
Já a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou que uma atualização feita pelo X permitiu o acesso à rede social.
Em nota à imprensa, Abrint explicou que o X trocou o endereço bloqueado e passou a usar os servidores da Cloudflare, passando a ter acesso a uma rede de IPs dinâmicos que mudam constantemente, dificultando o bloqueio.
Leia também:
- Ex-BBB Felipe Prior é denunciado por novo caso de estupro
- STF transfere R$ 18 milhões das empresas de Musk para o cofre da União
A atualização do X seria vista pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a Anatel como uma tentativa de contornar a suspensão. A Abrint afirmou estar em uma “posição delicada” e orientou as operadoras de banda larga a aguardarem orientações da Anatel.
A rede havia sido suspensa no Brasil desde 30 de agosto por descumprir decisões judiciais do STF. Com determinação de Alexandre de Moraes após Elon Musk se recusar a bloquear contas investigadas por atos antidemocráticos e fechar o escritório da rede no país.
Além disso, Moraes também impôs multa diária de R$ 50 mil para quem tentasse acessar o X por meios tecnológicos alternativos.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.