Brasileiros passam três horas e 45 minutos navegando em aplicativos

Publicado em 16 jan 2020, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h19.

Você sabia que os brasileiros passam cerca de três horas e 45 minutos navegando em aplicativos? No ranking, o país ocupa a 3° posição em termos de tempo gasto pelos indivíduos.

Em 2019, a média de tempo gasto por pessoa no mundo foi de três horas e 40 minutos, valor bem próximo ao período usado pelos brasileiros.

Brasileiros ficam acima da média em tempo gasto em aplicativos

Em primeiro lugar no ranking vem a Indonésia, onde as pessoas gastam em média quatro horas e 40 minutos. Em seguida aparece a China, onde o tempo chega a quatro horas.

Na comparação entre 2019 e 2017, a China obteve a maior ampliação (60%), seguida pela Índia, o Canadá e a França (25%), a Indonésia (20%) e o Brasil, a Alemanha, Coreia do Sul, o Japão e Reino Unido (15%).

No recorte por idade, a geração Z, nascida entre 1997 e 2012, passou três horas e 46 minutos por app por mês e teve 150 sessões mensais nos principais aplicativos.

aplicativos

De acordo com a pesquisa divulgada pela App Annie, o download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos. No Brasil, o aumento foi de 40%, atingindo cerca de 5 bi em 2019. Entre as nações, o maior aumento no período foi da Índia: 190%.

Tipos de aplicativos usados pelos brasileiros

Os aplicativos de finanças foram acessados 1 trilhão de vezes em 2019, um crescimento de 100% na comparação com 2017, e o Brasil também ficou em terceiro no ranking desse tipo de programa, perdendo apenas da Índia e China.

No país, as transações digitais são realizadas em sua maioria por apps de bancos, e os mais baixados nessa categoria foram Nubank, FGTS, Picpay, Caixa e Mercadopago.

Além disso, o Brasil seguiu na terceira colocação também no ranking do crescimento em tempo gasto em apps de compras, atrás da Índia e Indonésia.

Entre 2018 e 2019, os brasileiros ampliaram em 32% a sua presença nesse tipo de ferramenta. Os apps mais baixados com essa finalidade foram Mercadolivre, Americanas, Magazine Luiza, AliExpress (agora em loja física no país com a Aliexpress Curitiba) e Wish.

aplicativo de compras

A colocação foi mantida também no caso dos apps de entrega de comida. O número de sessões nesse tipo de ferramenta entre os usuários brasileiros foi de 8 bilhões, ficando atrás dos Estados Unidos (10 bi) e da Indonésia (20 bi).

Nas aplicações voltadas ao entretenimento, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking de crescimento entre 2018 e 2019, ainda assim com um índice de 32%.

Entre os locais onde o uso desse tipo de app foi maior estão Índia (78%), França (60%) e Japão (58%). Os mais baixados dessa modalidade foram Netflix, Youtube Go, Amazon PrimeVideo, Globoplay e Viki.

Entre as redes sociais, o estudo não divulgou ranking mundial, mas registrou a força do app chinês Tik Tok. A lista de mais baixados no Brasil é formada por Whatsapp, Status Saver, Snapchat, Telegram e Hago.

brasileiros aplicativos

Investimentos e faturamento

Já os gastos com aplicativos aumentaram 110%, passando de US$ 55 bilhões para US$ 120 bilhões no mesmo período.

Os jogos são responsáveis por 72% do faturamento. A China aumentou 190% nos últimos três anos, chegando a acumular 40% do mercado mundial.

Em 2019, conforme a pesquisa, foram gastos US$ 190 bilhões em publicidade em dispositivos móveis. Neste ano, a projeção da consultoria é de que essa movimentação chegue a US$ 240 bilhões.

*Com informações da Agência Brasil