Cão-robô equipado com fuzil vira nova arma dos Estados Unidos

O robô pode ser montado e desmontado em 15 minutos

por Jessica de Holanda
Com revisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 13 maio 2024, às 18h59.

Uma nova arma, conhecida como “cãe-robôs” equipados com fuzil, está sendo testada pelo Comando de Operações Especiais dos Fuzileiros dos EUA (MARSOC). A tecnologia já faz parte do exército de outros países, essa é a primeira vez que uma força no país treina com o robô.

inteligência e reconhecimento de terreno também vai ser uma das utilidades
O equipamento será usado para missões de defesa (Foto: Ghost Robotics)

Leia também:

De acordo com o relatório da The War Zone, o comando tem dois cães-robôs equipados com armas baseados no sistema remoto SENTRY (RWS) da Onyx — um no calibre 7,62x39mm e outro no calibre Creedmoor de 6,5mm.

Segundo Eric Shell, gerente de desenvolvimento de negócios da Onyx Industries, os robôs foram usados em “trabalhos de túneis” e “segurança de perímetro”, mas se recusou a dizer onde. Em comunicado, o MARSOC disse que o Q-UGV estava sendo testado “como uma das muitas peças de tecnologia na avaliação de robótica terrestre”.

O robô é alimentado por um chip Nvidia Xavier e pode ser montado ou desmontado em apenas 15 minutos, conforme especificações da Ghost Robotics.

O Q-UGV é descrito como “drone terrestre de médio porte, alta resistência, ágil e durável para qualquer clima, para uso numa ampla gama de ambientes urbanos e naturais não estruturados para aplicações de defesa, nacionais e empresariais”, incluindo missões de defesa, inteligência e reconhecimento de terreno.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.