Empreendedores seguem crescendo com criatividade

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 11 abr 2020, às 00h00.

O que tem sido fator muito preocupante para o mundo dos negócios com o surto do Coronavírus no Brasil é a economia. Os empresários e empreendedores, em muitos casos, não sabe como será o futuro depois que a pandemia acabar.

Muitas empresas estão cancelando contratos, demitindo funcionários porque seguem sem perspectivas de lucros. Contudo, há uma parcela de negócios que ganharam ainda mais clientes e destaque neste período por atenderem os chamados serviços essenciais. E neste meio existem aqueles empreendedores que vencem a crise com criatividade e mais flexibilidade.

Empresas que se reinventarem podem crescer durante a crise 

A Just Virtual Real, startup que forma e conecta assistentes virtuais com empreendedores visando facilitar diversas tarefas que tomam tempo e precisam de conhecimento específico, atua com diversas empresas em vários segmentos de negócios e possui clientes que, inclusive, aumentaram suas ofertas de serviço por necessidade dos consumidores. “Uma de nossas assistentes atende um médico que adequou suas consultas por vídeo conferência, e ela auxilia pacientes que tem dificuldade em se conectar. Também fez reunião de prospecção nesta última semana”, com a CEO da startup, Camile Just.

Além da readaptação para conseguir atender uma necessidade constante, existem outras empresas que usaram ferramentas já existentes e a criatividade para manter o fluxo de trabalho. “Há um cliente que aumentou a demanda de nossa assistente com atualizações no blog. Ele buscou o caminho de informar e educar seus parceiros de negócios. Já outro, criou algumas ações online voltadas para crianças e nosso trabalho é auxiliar com os e-mails e no gerenciamento dessa comunicação”, revela a sócia da Justa Virtual Michelle Diniz.

Atenção com a saúde financeira pode ser crucial para sair mais rápido da crise

E ainda, os serviços mais essenciais como alimentação, seguem na ponta da economia e podem ser determinantes para uma luz no fim do túnel. “Nossos clientes de comida tiveram aumento de 40% por conta do delivery. Além disso, até prevendo mais pra frente,  podem contar com a gente para os trabalhos financeiros, pensando na saúde financeira. Temos clientes que fazem isso para evitar mais dores de cabeça”, diz Michelle.

Já para Camile, estar atento as oportunidades é importante para ajudar a fazer a economia rodar. “Há muito mercado inexplorado que pode ser atingido, como de infoprodutores, da qual nossas assistentes podem auxiliar. É uma demanda de negócio que gera outra e este ciclo pode aumentar se cada um observar o que pode fazer melhor ou diferente para atender as pessoas, contando com serviços remotos especializados para contribuir nesta flexibilização”, completa Camile.