Desafios do marketing empresarial para os pequenos negócios
Não só o marketing empresarial, mas a comunicação tem sofrido uma série de transformações que deixam muitos empreendedores confusos sobre qual caminho seguir, principalmente aqueles que possuem pequenos negócios e recursos mais limitados.
A ausência de fórmulas específicas para cada formato de empresa é o grande desafio. Hoje é possível decidir o modelo administrativo e empresarial que mais se adéqua ao perfil do negócio, levando em consideração a identidade dos seus colaboradores e clientes que almeja atingir. Podemos pensar no marketing empresarial do século 21 como uma rede interconectada.
Imagine que essa rede reúna pessoas, ideias e propósitos em comum e tudo isso precisa estar muito bem alinhado no planejamento de marketing e comunicação da sua empresa.
O consultor empresarial, Adriano Nodari, fala sobre os desafios do marketing empresarial no momento e apresenta algumas sugestões para os pequenos negócios. Confira a seguir.
Seja visto e atenda as necessidades do cliente
É impossível falarmos de marketing empresarial no século 21 e não incluirmos as plataformas digitais como a principal ferramenta. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope em 2018 95% dos brasileiros já são adeptos às duas telas, ou seja, enquanto assistem TV estão conectados à internet e acompanham informações online.
Sabemos que a propaganda na TV é um investimento milionário, porém graças a acessibilidade das tecnologias digitais é possível apresentar a sua marca investindo valores muito mais acessíveis, principalmente para os pequenos negócios.
De acordo com o consultor de marketing apresentar-se na internet seja por meio de blogs ou redes sociais é uma necessidade para empresas que desejam manter-se no mercado e interagir com o público.
“O inbound marketing e a produção de conteúdos são considerados serviços extras ao consumidor, afinal, o cliente interage através da informação de qualidade que lhe é proporcionada pela marca”, acrescenta.
Vale a pena investir no marketing de conteúdo e fazer o uso estratégico das plataformas digitais como uma das principais ferramentas de divulgação dos últimos anos.
Qual a melhor divulgação para sua marca?
É muito importante definir qual a rede ou plataforma seus clientes mais acessam: blog, redes sociais, newsletters e outros exemplos. “É preciso conhecer o público e fazer uma pesquisa sobre suas principais ferramentas para buscar informação e interagir na internet”, explica Nodari.
Se o seu negócio tem como alvo as imagens, por exemplo, como em lojas de artigos de decoração, lanchonetes, moda e beleza, o Instagram ou Pinterest, são ótimas ferramentas para exibição de fotos.
Capriche nas imagens, pois são excelentes estratégias de marketing. A comunicação visual será a tendência do futuro. “Enquanto milhares de marcas lutam pelo holofote, é uma estratégia sútil, eficiente e quando aplicada com criatividade gera interações com o público”, sugere o consultor.
Seja autêntico
Já reparou que a cada dia tudo está mais parecido em termos de produtos e serviços? O foco da competitividade no marketing empresarial que faz sucesso nos últimos anos não é parecer com os seus competidores, mas apresentar-se ou oferecer aquilo que eles ainda não tentaram.
O consumidor adora novidades e tende a seguir e admirar negócios autênticos, independente se é uma grande ou pequena empresa. Como exemplo a pequena empresa Vó Nena. Doces caseiros foram reproduzidos com a receita da caprichosa doceira. Uma ideia simples e autêntica que deu origem a um negócio de sucesso.
Defina Valores
Na ânsia por colocar em vigor o negócio e dar origem as vendas, os valores sociais costumam ficar em escanteio no planejamento, mas merece toda a atenção pela sua importância que inclui a posição da empresa frente aos aspectos sociais, além de agregar na campanha de marketing e conscientização.
Vivemos na era da sustentabilidade, interconectividade e inclusão. Pensar nessas premissas é essencial para reforçar os valores sociais pregados pela sua empresa.
“Todo empreendedor deve preocupar-se com esses aspectos e tê-los como aliados na sua campanha de marketing, no entanto, é preciso manter a transparência e seguir os valores pregados ou a reputação pode desmoronar”, pontua.
A era do texto
Será cada vez mais comum o envio de textos curtos para se comunicar com o cliente, seja por meio do SMS ou mensagens via WhatsApp. A proposta é que as vendas, acordos, promoções sejam compartilhadas nessas ferramentas e substituam os tradicionais e-mails.
A ideia é estar a cada dia mais próximo do cliente, mas o grande desafio é enxergar os limites. “É preciso atentar-se e não invadir a privacidade do cliente. Não ofereça nenhum serviço via mensagem sem a devida permissão. O consumidor precisa interpretar a atitude como algo que lhe agregue”, pontua o consultor.
De acordo com Nodari é preciso organizar a periodicidade das divulgações e contato com o cliente. Enchê-los de mensagens também não é uma boa ideia. Organize um ou dois dias na semana mais atrativos para essa aproximação.
“Existem conteúdos que o público não se importa de ver diariamente, isso vai variar muito de acordo com o segmento. Na divulgação de cardápios, por exemplo, as imagens caprichadas costumam sempre ser bem-vindas e podem despertar o interesse”, apresenta a dica para envio de mensagens via WhatsApp.