Panorama da inovação no Paraná: episódio Pato Branco

por Angelo Binder
conteúdo Comando News
Publicado em 17 abr 2020, às 00h00.

O Inova Mais entrevistou algumas das pessoas mais influentes no cenário da tecnologia do Paraná para traçar um breve panorama do ecossistema de inovação do estado. A terceira entrevista da série é com Roberto Silva, vice-presidente técnico da ViaSoft. Ele nos conta quais são os principais pontos que norteiam a inovação em Pato Branco, município que respira tecnologia com cerca de 100 indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos. 

Inova Mais – Na sua opinião, quais são as principais tendências da inovação para 2020?

Roberto Silva – Acredito que em 2020 o uso intensivo da Inteligência Artificial, aliada a IOT, ainda será o fator chave para as inovações. Com a maior acessibilidade a essa tecnologia, mais competidores provendo soluções a custos cada vez mais baixos, ela passará a ser mais presente na maioria das inovações tecnológicas, ajudando os usuários a tomar decisões.

Inova Mais – Qual é a vocação das inovações tecnológicas desenvolvidas no Paraná e, especificamente, em sua região?

Roberto Silva – O Paraná tem um histórico de boas soluções de ERP e a maioria das inovações eram aplicadas a esse tipo de produto. Mas, isso mudou radicalmente nos últimos anos, com o surgimento de diversos ecossistemas de startups, que multiplicaram as potencialidades do estado. Hoje, o estado se destaca com inovações em inúmeras áreas como financeira, e-commerce, saúde, etc. Na região sudoeste, destacam-se as inovações para o agronegócio, que é muito forte, bem como para a área financeira e de saúde.

Inova Mais – Cite algumas startups e respectivos produtos de sua região que vem se destacando no cenário nacional e internacional.

Roberto Silva – Entre tantas, podemos citar a Softfocus, que criou o Proagro Fácil, para agilizar a operação do seguro rural junto às instituições financeiras; A Mogo Smart, que trabalha com softwares para bares e restaurantes e construiu um robô para o auto-atendimento nas balanças; e, na área agrícola, a Terris Tecnologia, que desenvolve equipamentos para agricultura de precisão, usando GPS e sensores nas máquinas para reduzir a perda de sementes e elevar a produtividade das lavouras.

Inova Mais – O que uma empresa pode esperar ao contratar produtos e serviços de startups paranaenses?

Roberto Silva – Mais do que o status atual do produto, ela pode esperar inovações e evolução constante, graças à criatividade e à vontade de trabalhar e fazer acontecer (com uma dose de teimosia), que os empresários paranaenses possuem.

Inova Mais – Quais são os principais desafios para inovar fora dos grandes centros?

Roberto Silva – Encontrar mão-de-obra especializada e em quantidade suficiente, especialmente em novas tecnologias. Poucos programas de incentivo, quando comparado às capitais. Dificuldade de logística, para participar de congressos, feiras, etc.

Inova Mais – O que podemos esperar para os próximos anos no cenário da inovação paranaense?

Roberto Silva – O ritmo de nascimento e consolidação das startups em nosso estado está bastante acelerado. Esse é um círculo virtuoso onde o sucesso de uma startup leva outros empreendedores a aceitarem o desafio e também criarem seus negócios. Nos próximos anos, certamente teremos mais unicórnios paranaenses e o estado terá grande destaque nacional e internacional, quando se fala em inovação.

Porém, algumas cidades, apesar de se destacarem pela grande quantidade de empresas inovadoras, ainda carecem de uma lei de inovação que lhes permita ter melhores condições para competir e alcançar melhores resultados.

Pelo lado bom, vejo empresas maiores incentivando a inovação e o surgimento de novas startups através de grandes eventos. Um exemplo, que não poderia deixar de citar, é o Viasoft Connect, que foi criado por uma empresa do interior, mas acontece em Curitiba e atrai um grande público, super heterogêneo, onde a inovação permeia todos os momentos e atrações do evento. 

Roberto Elias da Silva

Vice-Presidente Técnico e sócio-proprietário da Viasoft Informática Ltda. Diretor do APL de TI do sudoeste do PR. Vice-Presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).
Empresário, atuando desde 1988 na área de desenvolvimento de software e gestão de projetos de TI, com ênfase em Análise de Novas Tecnologias. Analista de sistemas pela UTFPR, com pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação pela FAE e especialização em Desenvolvimento para Internet pela UTFPR.
Perfil no linkedin: https://www.linkedin.com/in/robertoeliassilva/