Maior Hackathon do mundo busca soluções para a pandemia do COVID-19 

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 20 maio 2020, às 00h00.

Entre os dias 30 e 31 de maio, acontece no Brasil o NASA International Space Apps COVID-19 Challenge, edição extraordinária – competição internacional realizada simultaneamente em 80 países. Considerado um dos maiores Hackathons do mundo, o evento é promovido todos os anos pela incubadora da NASA. Nesta edição especial a maratona de 48 horas será online e os participantes devem trabalhar em equipe para buscar soluções que minimizem o impacto da pandemia do COVID-19. A Agência Espacial Americana (NASA), a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), abriram suas bases de dados, colhidos através de missões, pesquisas e tecnologias para apoiarem os participantes no desenvolvimento dos projetos. 

As inscrições para o hackathon já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de maio. As vagas são limitadas, e o candidato pode se inscrever de qualquer região ou município do país. O Space Apps Brazil, nesta edição voltada aos desafios do COVID-19, examinará bases e fundamentos científicos, em busca de uma resposta humana e econômica ao vírus. 

“Há uma tremenda necessidade de nossa engenhosidade coletiva no momento”, reforça Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA. “Não consigo imaginar um foco mais digno do que o COVID-19 para direcionar a energia e o entusiasmo de todo o mundo com o Space Apps Challenge, que sempre gera soluções surpreendentes.” 

Desde o início do surto global, os especialistas da NASA, ESA e JAXA vêm explorando maneiras de como usar os dados exclusivos para colaborar na compreensão e interação do mundo diante dos impactos da pandemia – de escala global para local – para potencializar nossa capacidade de combatê-lo. 

Para esta jornada, a Agência Espacial Americana lançou 12 desafios relacionados ao COVID-19, que vão desde o estudo do novo coronavírus que causa O COVID-19 e sua disseminação para o impacto que a doença está causando no sistema terrestre. 

Neste ano o NASA International Space Apps Challenge acontecerá em dois momentos, em 30 e 31 de maio, com o especial Covid-19, e em 02 e 03 de outubro, o Space Apps Challenge anual.  

COMO VAI FUNCIONAR O HACKATHON? 

O Nasa International Space Apps Challenge edição COVID-19, terá pela primeira vez uma plataforma que dará suporte aos participantes brasileiros, proporcionando toda a jornada do Hackathon em português, conectando com os desafios globais e com a ferramenta da NASA. Proposta pela organização do Space Apps Brazil a partir da união de 8 cidades sedes no país, a plataforma tem o intuito de unificar todo o processo do hackathon – da inscrição aos pitches finais – com o objetivo de facilitar a comunicação com os brasileiros (em português) e colocando à disposição mentores locais de diversas áreas de conhecimento para auxiliar as equipes. A plataforma também alinha as entregas com a direção global e, ao final do evento, todos os projetos serão inseridos na plataforma global da Nasa, em inglês. 

Durante o hackathon, as equipes irão acompanhar webinars técnicos e receber mentoria de especialistas. Durante 48 horas os times precisam criar, desenvolver e entregar um protótipo da solução para um dos 12 desafios propostos. Tal iniciativa tem metodologia exclusiva do Space Apps Brazil em parceria com a Panic Lobster e o Founders Institute, visando estimular o melhor de cada equipe e tendo como resultado projetos de excelência, que possam não apenas vencer a competição global, mais também serem acelerados pelo Programa Founders Institute Brazil. 

Toda a população com interesse na causa pode participar. Afinal, uma comunidade forte é uma comunidade diversificada. O participante pode inscrever um time completo, com no mínimo 5 e máximo de 10 pessoas, ou se inscrever sozinho. Neste caso, o candidato será direcionado a um time de acordo com o desafio escolhido. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site: spaceappsbrazil.com. O hackathon online acontece nos dias 30 e 31 de maio. O resultado das melhores soluções será divulgado no mesmo dia, ao final do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados. 

Serviço NASA Space Apps COVID-19 Challenge
data: 30 E 31 de maio
Inscrições pelo site: spaceappsbrazil.com
www.facebook.com/SpaceAppsBrazil/
www.instagram.com/spaceappsbr/
twitter.com/SpaceAppsBrazil