O que é 5G?

Publicado em 28 jun 2019, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h33.

Nossos celulares têm na parte superior ao lado do símbolo da qualidade do sinal algumas informações como a letra H+, 3G ou 4G. Mas o quê isso significa e por que apenas sabemos que o 4G é melhor que 3G ou que iremos navegar melhor na internet se tivermos um bom sinal 4G e não 3G?

ALÉM DA VELOCIDADE QUE SERÁ INCOMPARÁVEL COM O QUÊ CONHECEMOS HOJE, A RAPIDEZ NA RESPOSTA SERÁ EXTREMA

A diferença básica para o usuário final é a velocidade de download, que na rede 3G varia entre 256Kbps e 1Mbps, na rede 3,5G ou H+ entre 3Mbps e 6Mbps e 4G entre 5Mbps e 12Mbps. Uma música de 3Mb pode ser baixada em 32 segundos na rede 3G e em até 1 segundo no 4G.

Essa diferença de velocidade se dá porque cada tecnologia opera em uma faixa diferente de frequência, que possibilita velocidades maiores, como se fosse uma estrada onde as faixas da esquerda permitem velocidades maiores que as faixas da direita.

O quê veremos em um futuro próximo com o 5G permitirá não só faixas dessa estrada com velocidades muito maiores, mas será como se o 3G estivesse em uma carroça na faixa da direita e o 5G com uma Ferrari na faixa da esquerda, com download de mais de 1Gbps por segundo!

Além da velocidade que será incomparável com o quê conhecemos hoje, a rapidez na resposta será extrema, possibilitando por exemplo que carros conectados dirijam sem motoristas ou que as cirurgias robóticas a distância sejam mais difundidas. Sem contar as transmissões de internet, TV ou tudo que se relaciona a Inteligência Artificial.

Como nem tudo é perfeito, o alcance dessa frequência 5G é muito curto, aproximadamente 500 metros da torre até o usuário, significando uma necessidade imensa de antenas, mas isso é um capítulo à parte.