Eu sinto muito medo e isso não é um problema

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 11 mar 2020, às 00h00.

Quase todos os dias esbarro com algum discurso que procura associar coragem com a ausência de medo. Ou pior,  faz a coragem ser compreendida como “tomar decisões sem considerar as consequências”. Esse tipo de linha de raciocínio acaba tendo o efeito reverso. Mas por quê, Rafael? 

É simples. Por muito tempo eu fui confrontado pelos estereótipos do corajoso, destemido ou até mesmo o líder que deve ser implacável em todos os momentos. Mas nunca me adaptei à essa – falsa – realidade. Nunca me adaptei porque, internamente, sempre senti medo, e muito.

Medo de tomar a decisão errada, de magoar as pessoas, de causar danos graves ao próximo e por aí vai. A lista é quase infinita. E a pergunta que fica é: coragem combina com medo? Eu achava que não e por isso não me enxergava como corajoso de forma alguma. 

Até que um belo dia conversando com um amigo chegamos nesse assunto e ele me perguntou: “em algum momento você deixou o medo te impedir de avançar?” Eu parei para pensar por alguns instantes e concluí que não. Mesmo com medo, sempre avancei. Foi neste instante que compreendi que eu, na verdade, era muito corajoso  e que medo e coragem não são excludentes. 

A existência de um sentimento não anula a presença do outro. Aliás, de acordo com a definição psicológica estabelecida  pela maioria dos dicionários, o medo é “o estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência”. Sentir medo ou receio nada mais é do que seu cérebro avisando que é preciso de atenção redobrada e cautela, ou seja, quando sentimos este receio, ficamos mais cuidadosos e centrados. 

Fui entender que coragem não significa ausência de medo. Coragem significa ter firmeza de espírito para enfrentar situações emocionais ou moralmente difíceis. Coragem é ter firmeza para enfrentar, mesmo sentindo muito medo. É não deixar o alerta vermelho atrapalhar a trajetória. Não se envergonhe de sentir medo. Avance! 

Sobre Rafael Carvalho

inova-mais

foto divulgação


Rafael Carvalho é COO da HeroSpark, plataforma de empreendedorismo digital. Recebeu o Prêmio Empreendedor de Sucesso, em 2016, dentro da categoria Startups, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de ter participado da criação do primeiro banco de dados de startups do Brasil. Rafael é Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e atua como palestrante, mentor e educador.