Startup curitibana lança ferramenta de busca inovadora para e-commerce

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 16 mar 2020, às 00h00.

A SmartHint, startup curitibana voltada para e-commerce, lançou em março, uma ferramenta de buscas com inteligência artificial para lojas virtuais. O evento aconteceu no hub do E-commerce Brasil, em São Paulo, e reuniu cerca de 40 varejistas e profissionais da área.

A startup já é reconhecida por seu sistema de recomendação que envolve vitrines de personalização autônomas e pop-ups de retenção, ambos com inteligência artificial, e agora lança a busca inteligente com a mesma tecnologia.

O objetivo da busca inteligente é aperfeiçoar o campo de busca das lojas virtuais, apostando na personalização da experiência de compra do usuário. Ou seja, respeita o ritmo e o modo de busca do consumidor. Trata-se de uma ferramenta inovadora, porque tem reconhecimento de similaridade fonética e funcionalidades até então inéditas no mercado brasileiro, como reconhecimento de cor e resposta de produto conforme digitação.

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foto: divulgação

O reconhecimento de similaridade fonética possibilita que o robô reconheça as palavras, mesmo que tenham sido digitadas com a grafia errada. Se o cliente está procurando uma saia plissada, mas fica em dúvida sobre como escrever a palavra “plissada” e acaba escrevendo com a grafia errada, “pliçada”, ainda assim a inteligência artificial reconhece o vocábulo e mostra todas as saias plissadas disponíveis.

Já com o reconhecimento de cor funciona assim: se o cliente digita “saia vermelha”, instantaneamente aparecem saias com essa cor, mesmo que a informação de cor não tenha sido cadastrada no nome do item. Isso também é possível graças à inteligência artificial, pois o robô é capaz de identificar as cores dos produtos.

“É responsabilidade da loja mostrar os produtos para o cliente, mesmo que ele tenha dúvida sobre a grafia. Se ele digita errado ou busca pela cor e não encontra o que procura, vai buscar em outra loja”, afirmou Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.

Ferramenta melhora a experiência de compra do consumidor 

Já o outro aspecto da ferramenta diz respeito à resposta dos produtos: eles aparecem conforme o cliente vai digitando. Não é autocomplete e ele não precisa apertar a tecla “enter”, basta digitar “saia” e todas as saias disponíveis aparecerão na mesma tela e de modo extremamente rápido.

No evento de lançamento, Schiavini apresentou o produto para os convidados, mostrou na prática como funciona e como a sua capacidade de personalização eleva a experiência de compra dos consumidores. Ele também citou alguns destaques da NRF 2020, a maior feira de varejo do mundo, que ocorreu em janeiro:

“Muitos estão preocupados com as transformações do mercado nessa era digital e alguns acreditam que o varejo está morto. Mas Dave Gilboa, CEO da Warby Parker, afirmou na NRF 2020 que apenas o varejo medíocre está morto. Nós concordamos com ele e acreditamos que para não ser medíocre, é preciso renovar e fazer a diferença”, garantiu.

Varejo busca atualização na personalização da compra

Para Rodrigo, o varejo que se atualiza está vivo e não corre risco, mas é preciso se adequar ao contexto atual. Para isso, é preciso investir em personalização como diferenciação competitiva em um mercado que está cada vez mais disputado.

“O varejo tem que se atualizar e apostar nas tendências do mercado. E a tendência do momento é a personalização da experiência de compra, pois o cliente, hoje, está mais antenado, não quer perder tempo com o que não lhe interessa. E, mais do que tudo, quer se sentir especial”, concluiu Rodrigo.