Webinar ensina como usar a gamificação para motivar alunos

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 20 maio 2020, às 00h00.

O mundo do entretenimento já era, em boa parte, virtual. No Brasil, os games são o lazer de 66% das pessoas, de acordo com a pesquisa Game Brasil 2019. No mundo, mais de 1,2 bilhão de pessoas jogam algum tipo de game. Destas, 700 milhões preferem as partidas online, segundo levantamento da empresa holandesa Spil Games.

No mesmo ritmo segue a educação, que se viu obrigada a migrar para a modalidade online em função da pandemia do novo Coronavírus. Somente em abril deste ano, o número de startups voltadas ao ensino cresceu 23% no Brasil, de acordo com o Centro de Inovação para Educação Brasileira e a Associação Brasileira de Startups.

Preocupada com a continuidade e a qualidade das aulas em todos os níveis de ensino e inspirada pelo fato de ter tantos jovens cada vez mais conectados – seja em jogos ou em aulas online – a Ânima Educação vai discutir formas de aliar gamificação e educação.

Metodologia e engajamento

A metodologia capaz de otimizar as aulas remotas e aumentar o engajamento dos estudantes, aliando inteligência artificial à educação, será o foco central do webinar realizado amanhã (quarta-feira, 20/5) às 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/webinar-gamificacao-aulas . As vagas são limitadas.

Para falar sobre “Gamificação em aulas online: da teoria à prática”, o convidado é o professor Pasi Loman, diretor da plataforma Seppo. Doutor em História Clássica, Loman nasceu na Finlândia, formou-se na Inglaterra e atualmente reside no Brasil. Formado em gestão e administração de empresas, vem se dedicando desde 2017 à promoção da gamificação no Brasil.

Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima, o mestre e doutorando em Estudos de Linguagens, Leonardo Drummond Vilaça, também vai participar do webinar. Entusiasta do uso de metodologias ativas de aprendizagem e de tecnologias educacionais, Vilaça é professor dos cursos de Pedagogia e Tecnologia da Informação nos Centros Universitário UNA e UniBH e autor dos livros “Oficina de Educomunicação”, “Alinhamento Construtivo na Prática” e “Experiências de Ensino e Aprendizagem na Universidade: Diálogos entre Brasil e Finlândia”.

Durante o webinar, serão abordadas a importância do uso de estratégias de jogos na educação e apresentadas plataformas que podem ser utilizadas gratuitamente. A mediação ficará por conta do professor do Centro Universitário UNA nos cursos de Pedagogia e Serviço Social, Cristiano Carvalho, doutorando em Psicologia. A promoção é do Instituto Ânima.

SERVIÇO

  • O quê: Webinar “Gamificação em aulas online: da teoria à prática”, com Pasi Loman, diretor da plataforma Seppo e Leonardo Drummond Vilaça, líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. Mediação: professor Cristiano Carvalho
  • Quando: quarta-feira, 20/5, às 14h
  • Quanto: Gratuito
  • Inscriçõesbit.ly/webinar-gamificacao-aulas
  • Vagas limitadas.