Bosque Zaninelli: Um espaço sustentável de natureza e educação ambiental
O Bosque Zaninelli é uma área verde de 37.000 m2 localizada no bairro Pilarzinho, em Curitiba. Sua história remonta à exploração de granito, que ocorreu no local desde 1947. Após essa atividade, a área se regenerou naturalmente, criando um espaço com lagos e uma pedreira. Em 1992, o bosque foi implantado com o objetivo de preservar e conservar a natureza da região.
- Entrada por um túnel vegetal
A entrada do Bosque Zaninelli é uma atração à parte, através de uma passarela de madeira recoberta por um túnel vegetal que leva à pedreira cercada de mata nativa, ao espelho d´água do lago com cerca de 120 metros de extensão, ao auditório ao ar livre e ao mirante. Durante a visita, os visitantes podem contemplar as expressões da natureza e apreciar músicas clássicas de grandes compositores, que tornam o momento ainda mais especial.
- Escola Municipal de Sustentabilidade
As instalações de madeira do bosque foram devidamente reformadas pela Prefeitura de Curitiba e atualmente abrigam a Escola Municipal de Sustentabilidade. Esta escola, criada em junho de 2022, tem como foco difundir conhecimentos sobre a preservação e a conservação da natureza, oferecendo cursos e capacitações para multiplicadores de boas práticas ambientais, como professores da rede municipal de ensino, servidores, síndicos e moradores de condomínios, e integrantes de associações de moradores, entre outros.
- Arquitetura sustentável
A arquitetura do Bosque Zaninelli, criada durante a terceira gestão do prefeito Jaime Lerner, integra-se perfeitamente ao meio ambiente, utilizando troncos de eucalipto reutilizados de postes de luz descartados. A estrutura de madeira chega a 15 metros de altura e possui uma rampa caracol que leva ao mirante, com balanços de 3 metros na armação. Esse projeto demonstra o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a harmonia com o ambiente natural.
- Inscrições e informações
As inscrições para os cursos oferecidos na Escola Municipal de Sustentabilidade podem ser feitas através do portal Aprendere, do Instituto Municipal de Administração Pública – Imap, ou pessoalmente no local. A programação dos cursos é divulgada à comunidade também pelas redes sociais da Prefeitura de Curitiba.
O Bosque Zaninelli está aberto diariamente, inclusive nos feriados, das 8h às 18h, oferecendo aos visitantes a oportunidade de apreciar a natureza, aprender sobre sustentabilidade e contribuir para a preservação do meio ambiente. Se você está em Curitiba, não deixe de visitar esse espaço sustentável e inspirador!
Esta reportagem foi criada por Inteligência Artificial através de um prompt aplicado ao Chatgpt. Faz parte de uma iniciativa do portal RIC.com.br para utilização de novas tecnologias dentro de um padrão ético na produção de conteúdo, por isso, todos os conteúdos são revisado por um profissional de jornalismo.