Cataratas do Iguaçu: tudo o que você precisa saber antes de visitar
Um dos cenários mais impressionantes que a natureza pode proporcionar. As Cataratas do Iguaçu revelam toda a beleza das águas, em um dos destinos mais procurados do Brasil por turistas do mundo todo.
O paraíso pertence a dois países, com visitação de dois lados: o brasileiro e o argentino. Cada um oferece um parque com atrações distintas, mas algo em comum: a imensidão e exuberância da natureza e das Cataratas do Iguaçu.
Um lugar onde a fauna e flora constroem um ambiente inegavelmente incrível, que fazem deste um destino único e fascinante, além de um Patrimônio Natural da Humanidade.
Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira com os hermanos, entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina.
Com uma área total de aproximadamente 250 mil hectares de floresta subtropical e um conjunto de 275 quedas de água ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu, os dois parques, por certo, são considerados um Patrimônio Natural da Humanidade.
Embora a maioria das quedas de água das Cataratas do Iguaçu tenham em torno de 64 metros de altura, algumas quedas individuais chegam surpreendentemente a 82 metros de altura, o equivalente a um prédio de quase 30 andares. Sem dúvida, o passeio por lá garante vistas de tirar o fôlego.
Cataratas do Iguaçu: lado brasileiro
O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu possui entrada pelo Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Inaugurado em 1939, o parque é uma unidade de conservação federal, que recebe hoje mais de 1,5 milhões de turistas por ano.
O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBIO, que fica responsável pelos cuidados de preservação de toda a área nativa do parque.
O Parque do Iguaçu é um dos que mais possibilita interação com a natureza durante a visita. Oferece uma série de passeios e atividades para a família toda. Chegando ao parque, o visitante recebe um atendimento inicial no Centro de Visitantes, que conta um pouco da história local.
A área de visitação das Cataratas do Iguaçu representa apenas 0,5% da área total do parque, que envolve 14 municípios paranaenses. Ao todo, são mais de 185 mil hectares, ou seja, 1.700 km². Apesar disso, tem muita coisa para ver e fazer no Parque Nacional Iguaçu.
Selecionamos as principais atrações do lado brasileiro, ou seja, do Parque Nacional do Iguaçu. Confira!
Macuco Safari
O passeio do Macuco Safari permite contato próximo a vegetação e promete muita adrenalina pela mata atlântica, através de uma trilha feita com carreta elétrica. Nesse momento, a sensação é de fazer parte da natureza.
Em seguida, o visitante pode caminhar por um percurso com tábuas de madeira, enquanto o guia fornece mais informações sobre a fauna e a flora da região.
A caminhada é rápida, mas vale cada segundo. Aqui, se aprecia a área de conservação da Mata Atlântica, outro ponto alto da visita às Cataratas do Iguaçu.
Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu
Depois de passear pela imensidão verde, chega a melhor parte: a hora de embarcar nos barcos infláveis e seguir para as quedas de água. O passeio de barco atravessa o rio com os turistas e é, sem dúvida, uma das mais incríveis experiências do Parque Iguaçu.
Passando muito próximo das quedas de água das Cataratas do Iguaçu, e embaixo de um dos saltos chamados “Três Mosqueteiros”, o passeio de barco é ideal para lavar a alma, literalmente. Ele vai até o encontro do Brasil com a Argentina.
O trajeto é feito com colete salva vidas e, apesar de algumas manobras radicais, é seguro aos visitantes. A recomendação é proteger bem câmeras e celulares, já que é impossível não se molhar.
Trilha das Bananeiras e do Poço Preto
O Passeio das Bananeiras oferece uma trilha através da floresta do Parque Iguaçu, onde é possível avistar uma flora riquíssima. O percurso é de 2km e permite um contato ainda mais próximo com a área verde do parque, além da apreciação de aves nativas. É possível ir caminhando, ou optar pelo carro elétrico.
No final da trilha, é realizado um passeio de barco pelo Rio Iguaçu superior, das águas calmas das Cataratas do Iguaçu, até o arquipélago das Ilhas Taquaras. A duração estimada é de 2h30.
Para os mais aventureiros, existe ainda a Trilha do Poço Preto, de 9km. Esta trilha pode ser feita a pé, de bicicleta ou carreta elétrica. No final, também oferece passeio de barco a Ilha Taquaras e outras atrações. A duração deste passeio costuma ser de 4 horas.
Trilha das Cataratas do Iguaçu
Em síntese, o ponto principal do passeio das Cataratas do Iguaçu. O percurso tem pouco mais de 1 km, e vai passando por mirantes que oferecem uma visão panorâmica das quedas de água.
Em terra firme, o trajeto apresenta mais de 270 quedas das Cataratas do Iguaçu. Paisagem envolvente e barulho das águas geram um misto de sensações. Pelo caminho, é possível encontrar vários animais nativos, por exemplo quatis e répteis.
O climax fica logo a frente, na longa passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, onde está a maior queda de água. Prepare-se para se molhar bastante. Às vezes é possível avistar um arco íris entre as Cataratas do Iguaçu.
Em seguida, um elevador panorâmico permite admirar por completo a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu do ponto mais alto de um mirante. O circuito possui três plataformas de contemplação à natureza.
Estação Porto Canoas, Cataratas do Iguaçu
Na estação Porto Canoas o turista encontra um restaurante, uma lanchonete e uma loja de souvenirs. É de lá que sai o ônibus que leva novamente a entrada do parque. Momento ideal para uma boa refeição e descanso em meio a fauna e a flora do parque.
Mapa do Parque Nacional do Iguaçu
Confira o mapa do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu:
Cataratas do Iguaçu: lado argentino
Pelo lado argentino, para conhecer as Cataratas do Iguaçu é preciso atravessar a Ponte da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, com a cidade de Porto Iguaçu, na Argentina.
O Parque Nacional do Iguazú foi criado alguns anos antes do parque brasileiro, em 1934, e também recebe mais de 1,5 milhões de turistas do mundo inteiro. De acordo com dados do parque, cerca de 80% das quedas de águas das Cataratas do Iguaçu estão em território argentino.
Confira abaixo quais são as principais atrações do Parque Nacional Iguazú!
Garganta do Diabo Cataratas do Iguaçu
Lá, a primeira parada leva a estação Garganta do Diabo, o principal atrativo. O acesso é feito por um charmoso trenzinho. Em seguida, ao desembarcar, uma passarela leva à famosa queda de água mais volumosa do parque.
Esta é, sem dúvida, a vista mais incrível do lado argentino das Cataratas do Iguaçu: uma muralha imensa em forma de U, com queda d’água por todos os lados. A mais alta tem em torno de 80 m, praticamente um prédio de 30 andares. A força da água é tanta na Garganta do Diabo, que a Terra parece tremer continuamente por lá.
Circuito Inferior Cataratas do Iguaçu
Depois de um espetáculo da natureza, o parque oferece duas opções de trajetos para ver as quedas d’água de posições diferentes.
O circuito inferior das Cataratas do Iguaçu no lado argentino conta com passarelas acessíveis a todas as pessoas, inclusive portadores de deficiência, que acompanham a floresta e nos levam a um contato íntimo com o meio ambiente.
Circuito Superior
No circuito superior, é possível ter uma visão vertical das Cataratas do Iguaçu, isto é, de cima dos saltos. Pelo caminho, o turista encontra alguns bancos para descansar e aprecisar a vista, além de poder avistar também animais e répteis como, por exemplo, jacarés.
De cima, os mirantes permitem uma visão panorâmica das quedas das Cataratas do Iguaçu. Do alto é possível presenciar um espetáculo ainda mais completo.
Aventura Náutica Cataratas do Iguaçu
Este passeio é muito parecido com o Macuco Safari do lado brasileiro. Oferece trilha, contato com a natureza, passeio de barco e paisagens impressionantes.
Grande Aventura
O Gran Aventura, ou Grande Aventura, é um passeio de bote pelas águas das Cataratas do Iguaçu, do Parque Nacional Iguazú, com direito a floresta, corredeiras, cânions e ainda mergulho em duas quedas diferentes: no Salto Três Mosqueteiros e no Salto San Martín.
O passeio começa com um circuito de 30 minutos pelo Sendero Yacaratiá. Em seguida, o destino é Porto Macuco, para enfim chegar ao refrescante passeio de bote nas Cataratas do Iguaçu.
Além desses passeios, é importante mencionar que o Parque Nacional Iguazú oferta ainda outros passeios que garantem uma imersão intensa pelas Cataratas do Iguaçu, como o Passeio Ecológico, Safári e o Passeio de Lua Cheia.
Dicas importantes: lado argentino
O Parque Nacional Iguazú fica na Argentina, ou seja, você vai precisar entrar em outro país. Por isso, esteja com a sua documentação em mãos! Antes de ir, separe a sua identidade ou passaporte. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais, ou com documento de autorização de viagem ao exterior.
O ingresso que dá acesso às Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino só pode ser pago em pesos, quando adquirido na entrada do parque. Apesar de existirem muitas casas de câmbio por lá, a recomendação é trocar real por peso em sua cidade, para não precisar se preocupar com isso. Já dentro do parque, é possível usar cartão de crédito para pagar em reais.
Mapa do Parque Iguazú
Para você se localizar melhor, veja o mapa do lado argentino das Cataratas do Iguaçu:
Brasil x Argentina
Você deve estar se perguntando: afinal, qual é o lado mais belo das Cataratas do Iguaçu? A resposta é que ambos são deslumbrantes e merecem ser visitados. Independente do lado que você estiver, as quedas d’água vão te surpreender, seja como for, pelo volume e pela beleza. Impossível não se apaixonar.
A recomendação é dedicar, pelo menos, um dia inteiro a cada parque para apreciar todas as maravilhas das Cataratas do Iguaçu. Confira no vídeo abaixo o melhor de cada lado, em um divertido Brasil x Argentina da mãe natureza.
Cataratas do Iguaçu seca
A seca estiagem das Cataratas do Iguaçu muda completamente o cenário. O que antes era uma imensidão de quedas de águas, se torna um grande paredão de pedras.
A vasão normal de água nas Cataratas é de quase 2 milhões de litros de água por segundo, entretanto, durante a seca são registrados em torno de apenas 250 mil litros de água por segundo, ou seja, em torno de 10% da quantidade ideal.
Na maior seca do Paraná, a vasão de água das Cataratas do Iguaçu chegou a somente 100 mil litros de água por segundo. No início de 2020, inclusive, ocorreu a maior estiagem dos últimos 50 anos no estado.
Confira no vídeo abaixo como ficou o cenário de uma das sete maravilhas naturais do mundo, e entenda melhor porque isso acontece.
Por outro lado, em época de chuva, a vasão de água das Cataratas do Iguaçu chega a aumentar 10 vezes, passando de 11 mil metros cúbicos por segundo. Assim, o volume das águas é considerado o terceiro maior do mundo.
Cataratas do Iguaçu ingresso
O ingresso das Cataratas do Iguaçu pode ser adquirido no dia do passeio, na bilheria do parque, ou online, pelo site oficial de cada parque. Existem também algumas agências de viagens que vendem pacotes para a região de Foz do Iguaçu.
A melhor opção é, sem dúvida, garantir o ingresso pela internet. Na entrada do parque a fila para comprar o ingresso costuma ser longa.
Cataratas do Iguaçu preço
Mas, afinal, quanto custa para visitar as Cataratas do Iguaçu? O valor do ingresso teve seu último reajuste no fim de 2019. Confira abaixo o preço da entrada para brasileiros:
- Adultos: R$ 43
- Crianças e idosos: R$ 11
Para visitantes de países do Mercosul ou estrangeiros, o preço do ingresso para adultos é de R$ 57 (Mercosul) e R$ 72 (estrangeiros).
O passe da comunidade, que incentiva moradores de municípios vizinhos a visitar o Patrimônio Natural da Humanidade, possui preço promocional:
- Adultos: R$ 14
- Crianças e idosos: R$ 8
Têm direito ao passe da comunidade os moradores de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques e Capanema.
Horário de funcionamento
Antes de ir conhecer as Cataratas do Iguaçu, é importante ficar de olho no horário de funcionamento, pois cada parque possui o seu. Confira:
- Parque Nacional do Iguaçu: 9h às 17h.
- Parque Nacional Iguazú: 8h às 16h30.
Vídeo Cataratas do Iguaçu
No YouTube é possível encontrar muitos vídeos das Cataratas do Iguaçu, aliás, vale a pena dar uma conferida. Mas, para você ter uma ideia da beleza dessa maravilha natural, aqui está um video bem completo, que vai te impressionar:
10 dicas para aproveitar melhor o passeio
Buscando dicas importantes para aproveitar melhor esse passeio incrível às Cataratas do Iguaçu? Confira
- 1. Você sai se molhar! Por isso, vá preparado. Leve uma capa de chuva e outra roupa seca para evitar um resfriado na viagem, especialmente se estiver frio.
- 2. Use roupas confortáveis! O passeio das Cataratas do Iguaçu é longo e cansativo. Para que o turista tenha uma boa experiência, é indicado usar roupas e calçados leves e apropriados para caminhadas, de preferência impermeáveis ou que sequem rápido.
- 3. Use protetor solar, por mais que esteja nublado. No verão de Foz do Iguaçu, a temperatura chega a 40 °C, podendo causar insolação.
- 4. Passe repelente para evitar picadas de insetos, já que por lá isso é bastante comum.
- 5. Chegue cedo! Principalmente em época de alta temporada, pois quanto mais tarde, mais longas serão as filas. O ideal é chegar, no máximo, às 9h.
- 6. Cuidado com os quatis! Apesar de inofencivos, eles podem atacar procurando por comida. Por isso, não se alimente perto deles, e nem ofereça alimento aos animais durante o passeio.
- 7. Cuidado com os acessórios. É importante usar chapéu, boné e óculos, mas tome cuidado para o vento e as águas não levarem embora. Evite usar acessórios que possam soltar facilmente, como brincos longos e presilhas.
- 8. Tome cuidado com equipamentos eletrônicos. Invista em uma capa de celular à prova de água e proteja bem as câmeras fotográficas.
- 9. Beba muita água para se hidratar e tenha sempre uma garrafinha cheia durante o passeio.
- 10. Alimentação: existem opções dentro dos parques, mas é provável que a fome bata antes de chegar até elas. Por isso, leve um lanche para se alimentar durante o passeio.
Cataratas do Iguaçu: história
De acordo com dados históricos, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca foi o primeiro europeu a visitar as Cataratas do Iguaçu, no ano de 1541.
No ano de 1876, do lado brasileiro, o engenheiro André Rebouças fez a primeira proposta ao Imperador D. Pedro II para transformar a área em um Parque Nacional. Já em 1916 quem passou por lá foi Santos Dumont, que também ficou tão impressionado com a beleza das Cataratas do Iguaçu que pressionou o atual governador para criar um parque aberto ao público. Até então, o local era de propriedade privada.
Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu é o parque mais visitado do Brasil por turistas estrangeiros, assim como o Parque Nacional Iguazú, do lado Argentino.
As Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de seleção das sete maravilhas naturais do mundo, organizada pela Fundação New 7 Wonders, que começou em 2007. Depois de 4 anos de votação, em 2011, finalmente foi divulgada a lista dos lugares vencedores. Desde então, o espetáculo das águas segue entre as maravilhas.
No Brasil, existe o Cataratas Day, comemorado em novembro desde 2014 para celebrar a permanência das Cataratas do Iguaçu como uma das 7 maravilhas da natureza. Na data, o parque oferece benefícios para os moradores de Foz do Iguaçu, além de desconto no ingresso.
Gostou de saber mais sobre as Cataratas do Iguaçu? Ao visitar o local, temos certeza que você levará dele aprendizados para a vida toda, como o respeito e cuidado ao meio ambiente. Assim, outras pessoas poderão apreciar essa área incrível de preservação da natureza.