Hora de aproveitar a baixa temporada nos Lençóis Maranhenses
Lagoas que podem variar de um azul intenso a verde esmeralda sempre cercadas por dunas de areia branquinha. Este cenário está no imaginário quando pensamos nos Lençóis Maranhenses, minha segunda indicação de #top5cincolugaresnobrasil que todo brasileiro deveria conhecer. Já foi? Conta pra mim lá no @gislenebastos_
A descrição no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIo, deixa bem visível a riqueza deste ecossistema. “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, está inserido no Cerrado mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.”
A melhor forma de chegar lá é partir rumos aos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes. A promessa é de aventura, prática de esportes e contemplação da natureza
A melhor época para ir é entre maio e setembro, quando as lagoas estão cheias e já não chove muito. É possível fazer visitas de segunda a segunda, das 08:00 às 18:00.
Não há cobrança de ingresso pelo ICMBio. Mas agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque cobram valores referentes aos serviços prestados. Os passeios duram em média 4 horas. Então, leve água mineral e lanche.
A travessia dos Lençóis pode levar até 5 dias e dá acesso a Zona Primitiva da unidade de conservação, sendo obrigatória a contratação de um Condutor de Visitantes. É muito fácil se perder no campo de dunas, em boa parte do caminho não há cobertura de celular e muitos lugares chegam a ficar semanas sem a passagem de pessoas.
A região dos Lenções Maranhenses fica a 02º da Linha do Equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano. Use filtro solar ou proteja-se do sol com roupas leves de cores claras e chapéu ou boné. Não é permitido bronzeadores, clareadores de pelo, óleos corporais e produtos de higiene nas lagoas e rios da unidade!
INSCREVA-SE no canal https://www.youtube.com/gislenebastos Bastidores da coluna no Instagram @gislenebastos_
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Google My Maps