Julho é o mês do chocolate. Qual o seu preferido?

+Viagens

por Gislene Bastos
Publicado em 7 jul 2023, às 22h59. Atualizado em: 27 jul 2023 às 17h42.

Pare tudo o que estiver fazendo e vai ali se derreter com um chocolate. Mas volta porque temos uma conversa bem séria… Desafio cumprido? Então, 07 de julho é o Dia Mundial do Chocolate e claro que eu aproveito esta sexta-feira para falar sobre uma nuvem que está ofuscando a nossa alegria. Em breve poderemos viver num mundo sem chocolate! Pode ser que seja também sem café, batata, azeite de oliva e até alguns peixes…

A culpa é das mudanças climáticas, que interferem na variação das temperaturas, volume de chuvas e na qualidade do solo, colocando em risco a produção tradicional de alimentos. Caso das lavouras de cacau, uma planta que se desenvolve em ambientes quentes e onde tem muita umidade, mas sofre com instabilidades, variações na exposição à luz solar e até com a velocidade do vento. Como a maior produção está em países africanos, como Gana e Costa do Marfim, onde as alterações climáticas podem se intensificar e gerar impactos mais rapidamente, o chocolate tende a ficar cada vez mais raro e caro!

Recado claro! Aproveite seu chocolate enquanto ainda podemos pagar por ele. Mas, o mais efetivo mesmo é adotar ações individuais de combate à crise climática. São coisas pequenas sim, como evitar aquele plástico de uso único, caso do saquinho de frutas e verduras no supermercado. E que coletivamente vão criando novos normais, mudando o comportamento das empresas – para que as ações maiores, sempre no nível das promessas de governos, realmente ocorram.

Por que 07 de julho?

A data de 07 de julho remete à chegada do chocolate à Europa, mais precisamente no antigo Sacro Império Romano-Germânico (atual território composto por Bélgica, Croácia, Itália, Países Baixos, França e Polônia), ainda no Século XV, quando, até então, era conhecido apenas pelos Maias e Astecas. Visto como um símbolo de riqueza e poder da aristocracia no continente, o doce se tornou popular apenas 300 anos depois, durante a Revolução Industrial.

Conforme o Painel de Uso de Alimentos e Bebidas (Usage Foods&Beverages Panel), pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e pela Kantar, no ano passado, o chocolate é uma grande aposta do mercado na hora do consumo, principalmente para os momentos de descontração e lazer da família. Nada mais justo. Tem sabor melhor para combinar com tantos outros ingredientes?

Algumas curiosidades

  • Os astecas teriam sido os primeiros chocólatras da história ao consumirem uma infusão à base de sementes de cacau e água quente.
  • Ilhéus, no litoral da Bahia, é conhecida como a terra do chocolate no Brasil
  • O chocolate só começou a ser valorizado na Europa no século XVI, tornando-se popular e valioso na corte do Rei Carlos V, na Espanha.
  • O chocolate tornou-se acessível à população no início do século XVIII, mesmo período que as primeiras sementes de cacau começaram a ser cultivadas na Bahia, vindas da França.
  • Segundo a Abicab, atualmente, o Brasil é o quinto maior mercado para o chocolate no mundo

INSCREVA-SE no meu canal https://www.youtube.com/gislenebastos   e para conferir bastidores, me siga no Instagram Gislene Bastos (@gislenebastos_) 

Mostrar próximo post
Carregando