Neste verão faça o básico: vá ao Rio de Janeiro
Passear nas calçadas de Copacabana ou Ipanema, rezar aos pés do Cristo Redentor, balançar no bondinho do Pão de Açúcar, bater papo na mureta da Urca ou tomar um chopp gelado em algum boteco depois de suar numa trilha em meio a natureza da Cidade Maravilhosa. Quem quer?
Na sua próxima ida ao Rio de Janeiro dedique um dia ao centro! Comece pela Rua Primeiro de Março, que era Rua Direita, e ganhou o nome atual em 1870, com a vitória brasileira na Guerra do Paraguai. Por ali nasceu a cidade. Os prédios das imediações testemunharam os fatos mais importantes do século XIX e atualmente abrigam mostras permanentes dessa história. Não esqueça de visitar o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e respirar a arte impregnada nas paredes e mobiliário.
Na minha primeira visita ao Rio passei muitas horas também no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da primeira instituição financeira do país. Outra parada certa é na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, quase em frente ao CCBB, inaugurada em 1811 com a presença de D. João VI. A nave e os altares foram esculpidos em estilo barroco por Mestre Valentim, um dos principais artistas do Brasil colonial. Já a Confeitaria Colombo é o lugar mais famoso para um café ou chá no meio da tarde.
Com um relevo riquíssimo, o Rio tb é paraíso dos amantes de atividades ao ar livre. Escolha o roteiro com antecedência e busque o serviço de guias locais. O dia pode terminar na Vista Chinesa, o belvedere que fica na estrada que liga o Horto, na área do Jardim Botânico, com o Alto da Boa Vista, já na Floresta da Tijuca. Do ladinho fotografe a Mesa do Imperador, lugar de passeios de D. Pedro II.
Mas, se a ideia é fechar o dia e já emendar com uma programação noturna na Zona Sul carioca, o pôr do sol visto das pedras do Arpoador é realmente daquelas experiências que valem a pena viver. Vá e deixe-se levar pela contemplação. Depois, opções não faltam para provar um autêntico bolinho de bacalhau com caipirinha, chopp…
O que você incluiria neste roteiro básico do #riodejaneiro ? INSCREVA-SE no meu canal https://www.youtube.com/gislenebastos Para conferir bastidores de vídeos, entrevistas, insights e a minha rotina siga no Instagram @gislenebastos_