O que fazer em Maringá? Confira 8 pontos turísticos para conhecer a cidade
No interior do estado do Paraná, localizada a 426 quilômetros da capital Curitiba, encontra-se uma das melhores cidades para se viver do Brasil. Maringá, além de ser conhecida como Cidade Verde, graças à quantidade de árvores que apresenta, também possui uma diversidade de atrações que chamam a atenção de quem visita a cidade.
Fundada em 10 de maio de 1947, Maringá teve seu primeiro desbravamento realizado por Emílio Scherer, um padre alemão que, na época, fugia dos nazistas. Na década de 50, o número de habitantes da cidade passou de 40 para 100 mil pessoas, possibilitando um grande crescimento.
Atualmente, Maringá conta com mais de 436 mil habitantes, que curtem e aproveitam todos as áreas que a cidade oferece. Música, gastronomia, bosques e feiras são características principais da Cidade Canção.
Para conhecer um pouco mais das atrações que a cidade oferece, preparamos uma lista com oito pontos turísticos que vão fazer você querer visitar a cidade.
1. Catedral
Construída entre julho de 1959 e maio de 1972, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, possui um formato cônico que chama muita atenção graças à sua grandiosidade. A igreja possui um diâmetro externo de 50m e um diâmetro interno de 38m. Apresenta 114m de altura, mais dez metros de cruz no topo, totalizando 124m, sendo, assim, o 10° monumento mais alto do mundo e o primeiro da América do Sul.
A praça em que a Catedral está localizada conta com espelhos d’água, que deixam o local ainda mais bonito e atrativo. A visita é gratuita e as missas acontecem todos os dias, confira os horários:
- Segunda à sexta-feira: 7h, 12h e 18h30
- Quarta-feira: 7h, 12h, 15h e 18h30
- Sábado: 7h e 19h
- Domingo: 7h30, 9h30, 12h, 17h30 e 19h30
2. Parque do Japão
Consequência de um acordo de irmandade entre as cidades de Maringá e Kakogawa, assinado em 2 de julho de 1973, o Parque do Japão foi inaugurado em 2013.
Com uma área ambiental de 100.000m², o local é uma das principais atrações da cidade e apresenta alguns marcos da imigração japonesa no Brasil. Além do ambiente com presença de muito verde, também é possível se deliciar com pratos típicos da culinária japonesa e apreciar um lago repleto de carpas, que podem ser alimentadas com uma ração própria, que pode ser adquirida no local por R$ 2,00.
O Parque do Japão fica localizado na Rua Tulipa, 987, no Jardim Industrial e está aberto para visitação de terça a domingo, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita.
3. Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI)
O Museu Dinâmico Intedisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (MUDI/UEM) foi fundado em 1985 e apresenta ações para estudantes e para a comunidade em geral. Em seu acervo é possível encontrar peças de história natural, animais empalhados, plantas nativas, esqueletos de mamíferos, répteis e peixes. Também é possível presenciar mais de 40 experimentos físicos, químicos e botânicos, assim como exposições de arte.
O Museu fica localizado no bloco 033 da Universidade Estadual de Maringá, na Avenida Colombo, 5790, na Zona 7. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (44) 3011- 4940 (das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30) ou pelo e-mail sec-mudi@uem.br.
4. Mercadão Municipal
Inaugurado como sua versão atual em outubro de 2009, é um ponto de encontro e lazer para famílias e amigos, com música ao vivo, restaurantes típicos e um completo espaço gastronômico para quem procura qualidade e produtos diferenciados.
Composto por 30 lojas com os mais variados produtos: frutas típicas e exóticas, vinhos nacionais e importados, cervejas de todos os cantos do mundo, temperos, queijos, carnes, peixes, doces, chocolates e muito mais, tudo reunido em um só lugar.
O Mercadão Municipal fica localizado na Avenida Prudente de Morais, 601, na Zona 7. As lojas funcionam de terça à sexta, das 8h às 19h, aos sábados, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 13h. Os restaurantes, por sua vez, funcionam de terça à domingo, das 11h às 22h30.
5. Parque do Ingá
Inaugurado em 10 de outubro de 1971, localiza-se em uma área de 47,3 hectares, com um lago artificial. Além da presença de alguns animais soltos, o parque também é composto por brinquedos e pedalinhos, assim como uma pista de caminhada emborrachada de, aproximadamente três quilômetros em sua área externa.
O Parque do Ingá fica localizado na Avenida São Paulo, na Zona 01 da cidade. A entrada é gratuita e o local funciona de terça à domingo, das 8h às 17h.
6. Teatro Barracão
Com uma estrutura toda em madeira, o Teatro Barracão foi o primeiro teatro municipal da cidade. O local foi construído em 1989, por meio de um projeto do Governo do Estado, viabilizado pela antiga Lei Sarney, substituída pela Lei Rouanet.
O teatro possui capacidade para 215 pessoas e já foi palco para grandes atores como Gianfrancesco Guarnieri, Kate Hansen e até mesmo Paulo Autran. Atualmente, às sextas-feiras, a partir das 20h, o espaço oferece o “Convite ao Teatro”, um projeto da Prefeitura da cidade que apresenta peças teatrais de forma gratuita para a população.
O teatro fica localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, na Praça Professora Nadir Cancian.
7. Feiras
Outro ponto muito característico de Maringá são as feiras livres, que acontecem todos os dias na cidade. Além de barraquinhas de produtores locais, também é possível apreciar o famoso pastel de feira, muito querido pela gastronomia da cidade e conhecer um pouco mais do trabalho de artesãos regionais.
Para saber os dias, horários e locais das feiras que acontecem na cidade, acesse aqui.
8. Parque Alfredo W. Nyffeller, o ‘Buracão’
Conhecido popularmente como ‘Buracão’, o parque Alfredro Nyffeller foi implantado em 1988. Nele é possível encontrar um lago artificial, 2 campos de futebol, parque infantil e mirante. Com um amplo espaço, o local é ótimo para fazer piqueniques e caminhadas.
A entrada é gratuita e o local, que fica na rua Quito, 256, na Vila Morangueira, fica aberto todos os dias, das 6h30 às 20h30.