Oito pontos seguem impróprios para banho no Paraná
O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta sexta-feira (21) o quinto Boletim de Balneabilidade. Mais três pontos do Litoral do Paraná passaram da condição de imprópria a própria para banho e prática de esportes aquáticos.
Os três pontos citados no boletim são: em frente ao posto policial na Praia de Encantadas da Ilha do Mel; na altura da Rua Alvorada, na praia Brava de Caiobá; e o Balneário Flamingo, em Matinhos.
Ao todo, 66 pontos são monitorados pelo IAT. O documento aponta 42 pontos no Litoral com boas condições e sete pontos impróprios, dos 49 locais monitorados. E dos 17 pontos monitorados nas praias de água doce nas Costas Norte e Oeste, um local se encontra inapropriado para banho, de acordo com o levantamento.
Segundo o boletim, 10 pontos de foz dos rios que chegam ao mar são impróprios para prática de esportes aquáticos e banho. O contato com a água nesses locais pode acarretar risco à saúde humana, tais como otites, gastrenterites, dermatites, entre outros.
Ao todo, são oito pontos considerados impróprios, dos 66 monitorados. Seguem impróprios os locais à esquerda do morro da Praia Central de Matinhos; na altura da Rua Londrina e da Rua Jacarezinho, na praia Brava.
Não é indicado para nadar na altura da Rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras, e à esquerda da rua Ponta Grossa, ambos em Guaratuba. Na Ilha do Mel estão impróprias as águas à direita do trapiche da Praia de Encantadas. Já em Antonina, a Ponta da Pita.
O quinto Boletim indica, ainda, que a Praia de São Miguel do Iguaçu, na Costa Oeste, também apresenta qualidade imprópria para banho.
Os Boletins de Balneabilidade são atualizados todas às sextas-feiras no site do IAT.