Pedreira do Atuba pode virar espaço de show ou turismo; entenda

Alguma das sugestões para o projeto de Concessão de Uso da Pedreira do Atuba está a transformação do local em um espaço de lazer

por Mariana Gomes
com informações da AEN
Publicado em 4 set 2024, às 19h35.

Nesta semana, o Governo do Paraná recebeu o Relatório de Acompanhamento da Consulta e Audiência Pública relacionado à Pedreira do Atuba. O relatório foi realizado pela assessoria técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para tratar sobre a operação, manutenção e exploração da área do projeto.

Pedreira do Atuba pode virar espaço de show ou turismo; entenda
Há um incentivo para transformar a pedreira em um local de shows (Foto: Divulgação/Leonardo Sguarezi/SEPL)

A princípio, o projeto de Concessão de Uso da Pedreira do Atuba tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Para isso, será criado um espaço de lazer para os residentes. Além disso, a concessão busca promover o turismo consciente e o bem-estar da comunidade.

A pedreira, localizada no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebeu 31% das 743 contribuições com elogios ao projeto. Além disso, houve um grande apoio de sugestões específicas para o uso da Pedreira do Atuba em eventos como shows, escaladas e trilhas.

Contudo, alguns pontos foram levantados contra o uso do espaço para tais atividades. As principais manifestações contrárias foram em razão de barulho dos shows, aumento do tráfego, dificuldade de estacionamento e manifestações de cunho ambiental.

Conheça a Pedreira do Atuba

Localizada às margens do Rio Atuba e próxima à Estrada do Ribeira e da Linha Verde, cerca de 13 km do centro de Curitiba, a Pedreira do Atuba foi desapropriada entre os anos de 1930 e 1970. Desde então, a área já teve diversos usos, como usina de asfalto, depósitos de lixo e abrigo de carros apreendidos.

Pedreira do Atuba pode virar espaço de show ou turismo; entenda
A exploração da Pedreira do Atuba deve auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região (Foto: Divulgação/Leonardo Sguarezi)

A pedreira se destaca pelos paredões rochosos com uma extensão aproximada de 100 mil m². Além disso, o local tem campos e pontos de cobertura vegetal, ideais para uma variedade de atividades de lazer, como esportes, opções de entretenimento e eventos culturais. 

Agora, com o novo projeto de Concessão de Uso, a pedreira deve ser revitalizada com instalação e gestão de diversas atividades recreativas e de entretenimento. Assim, as opções turísticas devem ser ampliadas.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.