Projeto lança guia para atrair eventos de negócios a Curitiba
O projeto MICE Curitiba é uma união colaborativa de diversos atores do setor de eventos da capital paranaense para expandir os eventos de negócios, como congressos, convenções, conferências, viagens corporativas, mostras e exibições na cidade. A iniciativa vai se concretizar nesta terça-feira (5) com o lançamento de uma revista impressa e um vídeo que apresentam as qualidades de Curitiba para receber este público e também um guia para ajudar na organização de atividades do nicho.
O projeto é batizado de MICE Curitiba, em relação direta à sigla MICE, que denomina uma parte do turismo que busca criar eventos de qualidade para oferecer experiências inesquecíveis para as pessoas. Essa expressão é uma sigla internacional para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. “Traduzindo: Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições. Aqui no Brasil, porém, MICE é popularmente conhecido como Turismo de Negócios e Eventos. Esse segmento se tornou um grande propulsor da economia nacional, chegando a movimentar quase 5% do PIB do país”, defende Rafael Maia, diretor de relações institucionais e novos negócios da Air Promo, hub de marketing à frente do projeto.
No mundo, de acordo com dados de um estudo conduzido em 2018 pela Oxford Economics e parceiros, os eventos de negócios geraram 621 bilhões de dólares em PIB internacional. E a expectativa é de que até 2025 chegue a movimentar 1,44 trilhões de dólares. Isso já considerando os efeitos da pandemia, segundo uma projeção da empresa japonesa Sansa.
Curitiba desponta como capital criativa
Principal cidade do Paraná, Curitiba desponta como destino perfeito para eventos de negócios. As razões são várias, como explica Maia: “Curitiba tem uma paisagem urbana atrativa, uma infraestrutura poderosa de hospedagem e espaços de exposição, redes de gastronomia e lazer, uma mobilidade facilitada que ganha em disparado de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, e uma mão de obra que sempre busca a excelência.”
As provas são inúmeras. No audiovisual, por exemplo, a capital paranaense tem sido o cenário preferido de produções nacionais e internacionais da Renner, Sadia, Instagram, Grupo XP, Netflix e Doritos, para citar apenas alguns exemplos. A cidade também é lembrada pelos excelentes profissionais formados ou crescidos aqui, sejam diretores, atores, produtores ou técnicos. Nos últimos tempos, dois grandes nomes locais têm chamado atenção até internacional. Como é o caso do diretor Marcos Jorge, celebrado pelo filme “Estômago” e pela recente série documental sobre o assassinato de Celso Daniel, e do diretor baiano radicado em Curitiba Aly Muritiba, responsável pela série documental “O Caso Evandro” e pelo filme “Deserto Particular”, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil no Oscar 2022.
Na gastronomia, Curitiba é conhecida como Capital da Cerveja Artesanal desde 2017. Embora o município paranaense não seja a cidade com maior número de cervejarias do Brasil, é o lugar onde estão localizadas as marcas mais reconhecidas e premiadas do setor, como Way Beer, Bodebrown, BierHoff, Morada Cia. Etílica, Maniacs, Dum e Bastards.
A cidade é casa também do Congresso Internacional de Felicidade, que reúne os melhores palestrantes do mundo em filosofia, espiritualidade, ciência e arte, e, desde 2021, promove o Natal brasileiro com a maior programação gratuita. Na última edição, foram 53 atrações, com feiras temáticas, vilas natalinas, voos de balão, carrossel gigante, circuitos de luzes, desfiles, apresentações diversas e decorações personalizadas.
Sem falar no Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, do Festival de Teatro de Curitiba, que completa 30 anos como a maior vitrine de produção teatral do Brasil, e dos escritórios de arquitetura, urbanismo e design locais que são reverenciados por sua produção contemporânea, principalmente em concursos públicos de projeto, como o que resultou na nova estação brasileira na Antártica, concebida pelo Estúdio 41.
Guia para eventos
A revista traz matérias explorando todas essas riquezas culturais e de infraestrutura que a cidade esbanja, a fim de que curitibanos e não curitibanos possam conhecer mais o potencial de seus espaços e realizar eventos que gerem conexões entre marcas e pessoas. Outro destaque é o guia rápido com as principais opções de áreas de exposições, hotéis, lugares históricos, restaurantes, shoppings, teatros, praças e parques, com informações de capacidade, localização e outros detalhes.
Um dos principais espaços na cidade é a UP Experience (UPX), um dos maiores centros culturais, esportivos e científicos do Paraná. Sediada nos campi da Universidade Positivo, no Ecoville, Praça Osório e Praça Santos Andrade, em Curitiba, ela é composta por mais de 300 espaços, entre eles o Teatro Positivo, o Expo Unimed Curitiba, o Centro Esportivo UPX Sports, auditórios, biblioteca, clínicas, laboratórios, bosques e muito mais. Com mais de 500 mil m², sendo 153 mil m² de área verde, UPX é parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do Paraná e do Brasil.
“A cidade é consolidada para o segmento de eventos em virtude da concentração de empresas, como centros universitários, centros de negócios, centros médicos, por exemplo, que impulsionam a realização de feiras, encontros e congressos. Esse turista que vem para cá é muito exigente e o benefício é que essa exigência qualifica os nossos serviços para atender qualquer público. Nosso projeto estratégico para Curitiba tem participação da administração pública, sociedade organizada e iniciativa privada”,
diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra Korman.
O guia, a revista e o vídeo estão disponíveis gratuitamente no site do projeto.