Selo de turismo vai certificar higiene e prevenção contra coronavírus em hóteis e restaurantes

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência Brasil
Publicado em 13 jun 2020, às 10h04. Atualizado às 10h05.

O Ministério do Turismo (MTur) lançou o selo de Turismo Responsável, uma certificação que tem o objetivo de assegurar turistas, viajantes e consumidores de hóteis, pousadas, bares e restaurantes que os respectivos estabelecimentos estão cumprindo os requisitos de higiene e prevenção contra o coronavírus.

Selo de Turismo é gratuito e está disponível online

O Selo de Turismo Responsável é gratuito e está disponível online, sendo vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Para os hóteis e comércios que o obterem, é necessário colar o adesivo em uma área de fácil acesso, em que os clientes poderão ter acesso ao QR code para verificarem as medidas adotas pelo estabelecimento.

Além disso, a ferramente também possibilitará o encaminhamento de denúncias, que caso comprovadas podem resultar em revogação do selo.

De acordo com o ministério, a medida é a primeira etapa para a retomada de atividades turísticas, paralisadas desde março por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A iniciativa, validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atende preocupações de empresários do setor que querem voltar aos seus negócios, mas dando a certeza de não expor turistas e nem empregados a riscos de contágio.

Conforme Bob Santos, secretário de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, os novos protocolos sanitários de biossegurança vieram para ficar.

Desemprego no turismo

Por causa da pandemia, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade teme até meio milhão de desempregados no Brasil.

Outras projeções estimam falência de 10% de hotéis e o fechamento de um terço dos restaurantes no país.

Além dos meios de hospedagem e refeição, o Ministério do Turismo criou protocolos de higiene e limpeza para agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos; parques aquáticos; locadoras de veículos e guias de turismo.