por Valeska Macedo
com informações da Agência Estadual de Notícias e supervisão de Giselle Ulbrich

Se você vai viajar para o exterior e quer levar seu pet, verifique se os exames e vacinas do seu bichinho estão em dia, pois você precisará desta comprovação sanitária para levá-lo junto. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oferece o teste de sorologia antirrábica, que é uma exigência legal para que eles possam embarcar em destinos internacionais.

O teste comprova se a vacina antirrábica gerou resposta imunológica e a Organização Mundial de Saúde (OMS) exige que os viajantes exijam o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Países como Estados Unidos e países-membros da União Europeia solicitam a apresentação dos exames do pet para autorizar a entrada no local.

O CVI é emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O tutor precisa colocar um microchip no pet antes da vacina contra raiva ou no mesmo dia e deve esperar no mínimo 30 dias para fazer a coleta da amostra para a sorologia antirrábica.

A liberação para o pet viajar é somente se os anticorpos neutralizantes do vírus da raiva no soro forem iguais ou superiores a 0,5 UI/ml, além do período de quarentena no Brasil.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

12 jun 2022, às 15h00. Atualizado em: 9 jun 2022 às 19h56.
Mostrar próximo post
Carregando