Conheça o trote solidário, nova forma de recepcionar os calouros

por Mariana Gomes
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 19 jan 2024, às 21h15.
POST 2 DE 2

Uma das partes mais divertidas das volta às aulas nas universidades é, para muitas pessoas, o trote dos calouros. Porém, as brincadeiras feitas com os novatos acabam passando dos limites diversas vezes, ocasionando até mesmo na morte dos participantes. Para reverter esta situação, foi criado o trote solidário.

Essa nova prática é uma iniciativa que busca substituir algumas práticas tradicionais nas universidades, como ovadas, pedir dinheiro no semáforo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. No lugar das atividades que podem constranger ou ferir os calouros, os estudantes que estão chegando agora na faculdade devem realizar atividades solidárias, como arrecadação de alimentos, juntar fundos para instituições de caridade ou trabalhos voluntários.

O trote solidário está sendo cada vez mais adotado nas universidades, como, por exemplo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que promove o trote solidário desde 2018. Além disso, a universidade se posiciona fortemente contra o trote violento. “As atividades e brincadeiras de integração entre novos universitários e veteranos devem ser feitas de maneira respeitosa e saudável”, afirma em seu site oficial.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui