A procura por vacinação contra poliomielite é baixa em Cascavel
A prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, divulgou nesta segunda-feira (15), dados sobre a vacinação contra poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, somente 466 doses do imunizante foram aplicadas na cidade. São apenas 2% das crianças vacinadas, a baixa procura preocupa a Secretária de Saúde do município.
Leia também: Caminhão carregado com cigarros contrabandeados é apreendido em Nova Santa Rosa
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite está ativa no município de Cascavel, mas os pais não estão levando as crianças até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para garantir a proteção. A Secretaria de Saúde faz uma busca ativa desses menores, em mais uma tentativa de ampliar a cobertura vacinal, pois é a única forma de prevenção à paralisia infantil.
Segundo o PMI (Programa Municipal de Imunização), a cidade possui mais de 18,5 mil crianças de dois meses a menores de cinco anos que formam o público-alvo da campanha. Foram aplicadas 466 doses do imunizante em Cascavel, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 2%. O município tem atualmente 15 mil doses disponíveis do imunizante.
ATENDIMENTO
A imunização está sendo realizada a partir das 8h em todas as unidades de saúde de Cascavel, inclusive nos horários de almoço.
Neste sábado (20), terá o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação, o que é mais uma oportunidade dos pais levarem as crianças. O atendimento será das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde de Cascavel e também na área rural.
USE MÁSCARA!
A vacinação é gratuita e um direito de todos. O PMI recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde, portanto, não se esqueça da proteção.