Abertura de UBS de Londrina é marcada por fila de pacientes com sintomas respiratórios
A abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Casoni, nesta quinta-feira (6), em Londrina, no norte do Paraná, foi marcada por uma longa fila de espera. Pacientes com sintomas respiratórios dobraram o quarteirão para aguardar por atendimento. A primeira pessoa a ir para à unidade contou à equipe da RICtv Londrina que chegou às 5h. O local abriu às 13h.
De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, publicado nessa quarta-feira (5), Londrina tem 494 casos ativos de Covid-19. Muitos dos pacientes que procuram atendimento também apresentam quadros gripais, de acordo com a secretaria de saúde do município. A prefeitura vai avaliar, na tarde desta quinta (6), a possibilidade de que outras unidades de atendimento passem a atender exclusivamente casos de Covid-19.
“Nós observamos, da última semana para cá, um aumento em síndromes gripais, que são aqueles vírus respiratórios que ainda não conseguem identificar. Após a realização dos exames, nós conseguimos confirmar que houve um aumento considerável do número de casos positivos de Covid, na última semana, e também identificamos, através do painel respiratório, a circulação do novo vírus da H3N2 que, muito provavelmente, é ainda a maior demanda de atendimento aqui nas nossas unidades, até mesmo pela sua sintomatologia.”
comenta o secretário de Saúde, Felippe Machado.
Moradores da região devem, a partir desta quinta (6), procurar outros postos de saúde para receberem atendimento para outras doenças.
UBS Sabará
Nesta tarde, também está sendo montada a tenda de triagem da UBS Sabará. A unidade recebeu ampliação no atendimento nessa quarta-feira (5). O quadro de médicos subiu de cinco para oito profissionais. A equipe de enfermagem e apoio também foi reforçada.