Após um ano e oito meses, UBS Guanabara retoma atendimentos normais, em Londrina
A partir desta segunda-feira (22), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara, localizada em Londrina, no norte do Paraná, retomou os atendimentos normais à população em geral. A unidade estava há cerca de um ano e oito meses atendendo exclusivamente casos relacionados à Covid-19 e síndromes respiratórias. A medida foi tomada levando em conta o avanço da vacinação na cidade e a redução dos casos de infecção pelo novo coronavírus.
“Esta unidade teve papel muito importante em todo o período de pandemia, sendo uma das referências e garantindo atendimentos em casos respiratórios nos momentos mais críticos. Agora, ela volta à rotina normal para oportunizar acesso adequado neste momento de melhor controle da pandemia.”
destaca o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
A diretora de Atenção Primária à Saúde, Valéria Barbosa, ressalta que a demanda por atendimentos regulares em saúde estão crescendo na medida em que os casos de Covid-19 diminuem.
“Isto acontece porque muitos pacientes, por conta da pandemia, ficaram bastante tempo sem procurar atendimento de saúde para controle de suas doenças, o que levou até ao agravamento de alguns casos e necessidade maior de utilizar o serviço agora.”
explica a diretora.
Serviço
A UBS Guanabara fica localizada na Rua Montevidéu, região central da cidade, número 605. O atendimento acontece das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Síndromes respiratórias
Continuam atendendo casos relacionados à Covid-19 e síndromes respiratórias as UBSs Maria Cecília, que fica na região norte, e a Vila Ricardo, na região leste, além da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, 24 horas por dia. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.