Apucarana e Cambé liberam uso de máscara em lugares abertos
A partir desta quinta-feira (17), as cidades de Apucarana e Cambé, no norte do Paraná, suspendem a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares abertos. A decisão vai de encontro com a lei estadual sancionada na quarta-feira (16), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
De acordo com o decreto, o uso em espaços ao ar livre será opcional. Já nos lugares fechados, como em eventos, transporte público, trabalho ou comércio, será obrigatório. A medida também vale para crianças menores de 12 anos, em lugares abertos e fechados, de acordo com a decisão dos pais. Para essa faixa etária não é imposto a obrigatoriedade, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O uso de máscaras era obrigatório no Paraná desde o dia 28 de abril de 2020., por conta da Covid-19. A alteração foi estabelecida após a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado de Saúde e leva em consideração o controle no quadro epidemiológico do Estado.
Outras cidades
Arapongas, na mesma região do Estado, já liberou o uso da máscara desde o dia 10 de março. A diferença é que, na cidade, não há obrigatoriedade, também, em lugares fechados: “o que estamos dizendo é que não haverá, por parte do município, qualquer tipo de fiscalização ou medida coercitiva contra aquelas pessoas que deixarem de usar máscaras. Quem se sentir mais protegido usando máscara, que use. Aqueles que não quiserem usar, vamos respeitar também”, destaca o prefeito Sérgio Onofre (PSC).
Já em Londrina, a liberação do uso da máscara vale apenas para lugares abertos, conforme a Lei Estadual. Em lugares fechados, o uso continua obrigatório.