Aumento de casos de Covid-19 coloca Toledo em estado de alerta
As festas de fim de ano e o aumento na circulação de pessoas na cidade de Toledo, refletiram nos casos de Covid-19 no município que fica a cerca de 40 quilômetros de Cascavel, no Oeste do Paraná. Devido ao aumento considerável a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta de risco sanitário que foi oficialmente apresentado em reunião no gabinete do prefeito. A cidade está na bandeira Amarela.
Em comparativos a equipe analisou que na semana epidemiológica 52/2021 (26/12/2021 a 01/01/2022) 15 pacientes testaram positivo para o novo Coronavírus (Sars-Cov-2), porém, somente na quarta-feira (5), 61 novos casos de Covid-19 foram confirmados na cidade, 109 pessoas estão com o vírus ativos e 192 casos em análise.
Desde o começo da pandemia, 28.932 registros da doença foram contabilizados na cidade, deste total 28.352 já estão recuperados. 471 pessoas já morreram por Covid no município.
Os atendimentos no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, local referência no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, aumentou em quase 50% em relação a dezembro.
Até o momento, a imensa maioria dos pacientes que testam positivo apresentam sintomas leves e não precisam sequer serem internados.
“Esse crescimento no número de casos já era esperado pela nossa equipe, mas não nessa velocidade que estamos observando. Embora muitas das notificações e confirmações estejam vindo de testes realizados em laboratórios privados, é importante que as pessoas procurem orientação médica para que a situação não se agrave e todos os procedimentos necessários para o isolamento sejam realizados. Além disso, é uma forma de dimensionarmos a circulação do novo coronavírus em nosso município para que tomemos as decisões mais adequadas.”
Fernando Pedrotti – secretário interino da Saúde
Todas as doses (primeira, segunda ou de reforço) dos imunizantes contra a Covid-19 estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade e do interior, e estão sendo aplicadas durante o horário normal de atendimento de cada estabelecimento.
Equipes
Além do aumento de casos, Toledo está com dezenas de servidores afastados, confirmados ou com suspeita da doença. O secretário de saúde solicitou a contratação temporária de mais profissionais para as unidades de saúde, sobretudo médicos para atender no PAM.
A proposta está sendo analisada pelo Recursos Humanos do município.
“Não temos a intenção de editar decreto de restrição de circulação de pessoas tampouco de funcionamento das empresas, mas é preciso que todos façam a sua parte, pois a luz amarela foi acesa e não queremos que ela fique vermelha”.
Beto Lunitti – Prefeito de Toledo