Avanço da medicina: Homem recebe rins de porco
Dois rins de porco foram transplantados em um homem de 57 anos. Médicos americanos estão testando procedimentos de transplante e realizaram um experimento com um paciente com morte cerebral chamado Jim Parsons.
De acordo com o jornal Mirror, Jim estava em suporte artificial de vida e a família autorizou o procedimento pioneiro de implantar os órgãos do animal no corpo do homem.
“Nosso sonho é que nenhuma outra pessoa morra esperando por um rim, e sabemos que Jim está muito orgulhoso de que sua morte possa trazer tanta esperança para os outros.”
Disse a ex-esposa de Jim
De acordo com os médicos, os órgãos do porco funcionaram por mais de três dias. Os cirurgiões afirmam que dentro de uma década será possível transplantar com sucesso outros órgãos do animal em pessoas.
- Leia também:
“Preenchemos lacunas críticas de conhecimento e obtivemos os dados de segurança e viabilidade necessários para iniciar um ensaio clínico em humanos vivos com insuficiência renal em estágio final”
Disse Jayme Locke, da Universidade do Alabama em Birmingham.
O experimento abre portas para estudos e novos testes com transplantes de órgãos animais em pessoas.
O procedimento ocorreu semanas depois que o primeiro coração de porco foi transplantado para um paciente vivo nos Estados Unidos, foi o primeiro transplante bem-sucedido de coração de porco em um ser humano.