Campanha nacional de Mega Vacinação aplicou 6.164 doses em Curitiba

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 20 nov 2021, às 18h48.

A campanha “Mega Vacinação” vacinou 6.164 doses pessoas em Curitiba, neste sábado (20/11/2021). Foram 27 pontos de vacinação, que funcionaram das 8h às 14h, para completar o ciclo de imunização com segunda dose ou dose de reforço daqueles que já foram convocados, mas que ainda não haviam comparecido para se vacinar.

A ação promovida pelo Ministério da Saúde (MS) ocorreu simultaneamente em outras cinco capitais selecionadas para participar do mutirão: São Paulo (SP), Manaus (AM), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). 

Leia também: Bombeiros resgatam cão vira-latas em ilha do Parque São José

O lançamento da campanha aconteceu na Praça Ouvidor Pardinho e contou com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou remotamente do evento.

“Estamos alternando as capitais em nossas campanhas e desta vez optamos por incluir Curitiba. O governo federal em parceria com os estados e municípios estão fomentando a ida da população aos postos de vacinação, sabemos que a proteção máxima só está garantida após o ciclo completo de vacinação”,

declarou Câmara.

A secretária municipal de Saúde, Marcia Huçulak, lembra que quem não pôde comparecer neste sábado, poderá buscar os pontos de vacinação ao longo da semana. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) tem mantido a repescagem contínua para a segunda dose e dose de reforço.

“Os dados indicam que 80% dos casos graves e óbitos ocorrem em pessoas que não completaram o esquema vacinal ou não tomaram nenhuma dose da vacina”,

alerta Huçulak.

Segunda dose

De acordo com os dados da SMS, a capital paranaense tem uma baixa taxa de “faltosos” de segunda dose. Apenas 5,9% das 1.402.105 de pessoas que estavam no prazo para a segunda aplicação até 16 de novembro ainda não compareceram para completar o esquema vacinal. 

Pelas estimativas da SMS, isso corresponde a 82.946 pessoas que já poderiam ter finalizado o ciclo de imunização. Ainda segundo a SMS, parte dos que aparecem como “faltosos” pode ter tomado a segunda dose em outro município.

Vacina da Janssen

Pessoas vacinadas com imunizantes da farmacêutica Janssen ainda não puderam tomar a dose de reforço neste sábado. Elas devem seguir a nova orientação do Ministério da Saúde, de receber uma segunda dose e esperar o intervalo correto para receber o reforço. O município ainda aguarda o recebimento de doses para a convocação para segunda dose deste público.