'Cannabis vai se tornar o medicamento do próximo século', afirma médico no 1° ep. do podcast A Planta que Cura
Em “A História da Planta”, o primeiro episódio do podcast A Planta que Cura, da Ric Podcasts, o Dr. Mario Grieco traz um contexto histórico da cannabis medicinal no Brasil. O médico especializado em Clínica Médica, Saúde Ocupacional e Medicina Canabinoide ainda fala sobre o panorama atual do uso do fármaco.
Grieco tem Fellowship em Medicina da Família nos Estados Unidos e é autor do livro “Cannabis medicinal: Baseado em fatos”, que usa dados e evidências científicas para combater a desinformação e mostrar o que a sociedade tem a ganhar com o uso do canabidiol.
No episódio, o médico caracteriza a cannabis como uma “dádiva”.
“Eu diria que a cannabis é uma planta mágica, é uma dádiva de Deus, porque das flores a gente consegue tirar medicamento. As folhas e o caule tem sido usados para fazer velas, cordas e iluminação de rua”,
destaca.
Grieco fala sobre os primeiros relatos de uso da cannabis, em 9.500 a.C, quando uma princesa usou a planta para tratar um câncer de mama. Ela foi mumificada com a planta dentro do sarcófago, já que, naquela época, a pessoa era enterrada junto aos itens mais preciosos para ela.
- Leia também: Convidado do 1° episódio do podcast A Planta que Cura fala sobre a história da cannabis medicinal
O episódio ainda fala sobre como a cannabis, uma planta que era amplamente usada pela sociedade, passou a ser encarada com preconceito e atrelada à criminalidade. Também aborda as perspectivas futuras do canabidiol no Brasil.
O médico fala sobre como vê, atualmente, a indústria brasileira do fármaco:
“Eu acredito muito que vai se tornar o medicamento do próximo século, assim como os antibióticos foram no passado”,
afirma.
Saiba mais detalhes sobre o contexto histórico da cannabis medicinal ouvindo o podcast A Planta que Cura, disponível em plataformas digitais como o Spotify e o Youtube e também pode ser acessado pelo portal RIC Mais.
Apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli, o podcast é dividido em seis episódios e aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate à diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil. A produção inédita estreou no dia 11 de agosto.