Cascavel confirma o 2° caso de Monkeypox

Publicado em 18 ago 2022, às 09h25. Atualizado às 10h28.

A Secretaria da Saúde do Paraná, divulgou nesta quarta-feira (17), um novo boletim epidemiológico sobre os casos de varíola dos macacos, conhecida também por Monkeypox. O município de Cascavel, no oeste do Paraná, confirmou o segundo caso e outras seis pessoas estão com suspeita. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o paciente é um homem, com idade na faixa etária de 30 a 39 anos, com registro de viagem recente para outro estado.

Leia mais: Cascavel comemora o dia nacional do ciclista neste domingo (21); saiba como participar

O paciente está estável e o caso é monitorado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece assistência.

31 novos casos no Paraná

  • Curitiba, 23 casos
  • Almirante Tamandaré, 1 caso
  • Araucária, 1 caso
  • Cascavel, 1 caso
  • Foz do Iguaçu, 1 caso
  • Paranaguá, 1 caso
  • Londrina, 3 casos

O Estado têm 83 casos confirmados de varíola dos macacos, sendo 77 homens e seis mulheres, com maioria na faixa etária de 20 a 39 anos, outros 126 casos foram descartados e 108 são suspeitos.

Informações da Secretaria da Saúde do Paraná

A varíola dos macacos é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal, humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Geralmente é uma doença autolimitada, com sintomas que duram de duas a quatro semanas e seu período de incubação é geralmente de seis a 16 dias, podendo variar de cinco a 21 dias.

Transmissão

Ocorre entre humanos, principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão por gotículas respiratórias geralmente requerem contato pessoal prolongado.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.