Cascavel corre risco de descartar 10 mil doses de vacinas contra a Covid; saiba o porquê
Em Cascavel, no oeste do Paraná, 10 mil doses de vacinas contra a Covid-19 correm o risco de serem descartadas com a aproximação do vencimento. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa), dentre as vacinas, 9 mil são da Astrazeneca, com vencimento em agosto, e outras mil da Pfizer, com validade até o dia 27 de julho.
Por conta da baixa procura pela população, o município realiza uma busca ativa daqueles que ainda não se vacinaram. A Sesa também destaca que as doses podem ser remanejadas entre os municípios da Região Metropolitana de Cascavel, que são:
- Anahy
- Boa Vista da Aparecida
- Braganey
- Cafelância
- Campo Bonito
- Capitão Leônidas Marques
- Catanduvas
- Céu Azul
- Corbélia
- Diamante do Sul
- Guaraniaçu
- Ibema
- Iguatu
- Iracema do Oeste
- Jesuítas
- Lindoeste
- Matelândia
- Nova Aurora
- Santa Lúcia
- Santa Tereza do Oeste
- Três Barras do Paraná
- Vera Cruz do Oeste
Até o dia 8 de julho, Cascavel aplicou 720.254 doses de vacinas contra a doença, conforme dados do município. A população vacinável é de 296.721 pessoas.
Saiba onde tomar a vacina contra a Covid-19 em Cascavel
Cascavel realiza a aplicação das vacinas de segunda a sexta-feira, das 8h até às 16h, em todas as unidades de saúde, além de contar com outras três unidades em que a vacinação é feita até as 21h30.
A primeira dose para adultos é aplicada em todas as unidades. A segunda dose de Astrazeneca é aplicada na Unidade Básica de Saúde do São Cristóvão. Já a segunda dose de Coronavac é aplicada exclusivamente na unidade da Neva, e a segunda dose da Pfizer na unidade do Cancelli.
A terceira dose para população geral acima de 12 anos e quarta dose para pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da limpeza urbana e pessoas com alto grau de imunossupressão são aplicadas em todas as unidades.
Quem for se vacinar deve levar a carteirinha de vacinação para atualizar o documento, segundo a Prefeitura de Cascavel. O uso de máscaras é obrigatório nas unidades de saúde.
A lista das unidades de saúde do município com seus respectivos endereços e telefones pode ser conferida no site da Prefeitura.