Cirurgias eletivas são retomadas no Hospital Universitário de Cascavel
Nesta segunda-feira (8), o Hospital Universitário de Cascavel, no oeste do Paraná, retoma a realização de cirurgias eletivas que foram suspensas em junho, por causa da grande demanda de urgências e emergências. Havia uma superlotação, por causa do aumento de casos de doenças respiratórias e dengue.
Leia também: Polícia Federal apreende quase 2 toneladas de maconha em Santa Helena
De acordo com o hospital, cerca de 1,6 mil pacientes aguardam por cirurgia eletiva, a maioria dos casos é no setor de ortopedia.
Com a retomada do serviço o hospital tem a expectativa de que 100 cirurgias eletivas sejam feitas por mês e que a longo prazo haja a instalação de um centro de cirurgias programadas.
“Tem pacientes que estão aguardando há quatro anos porque tem especialista, de mão por exemplo, que a gente só tem um no hospital. A chamada desses pacientes, o respeito à fila, vai ser por ordem cronológica”, comentou Rafael Muniz, diretor do HU.
O diretor Rafael Muniz, explica que além da retomada dos procedimentos eletivos, o hospital continua atendendo cirurgias de urgência e emergência. Nestes casos, há prioridade no atendimento.
Durante a suspensão, o Hospital Universitário informou a abertura de 43 novos leitos, sendo 20 deles para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 23 de enfermaria. Outros 15 leitos para urgência e emergência do pronto-socorro do hospital também foram abertos.